Relógio monumental volta a dar horas nos Paços do Concelho da Sertã
O relógio monumental existente na fachada dos Paços do Concelho da Sertã está novamente a funcionar, após uma profunda operação de restauro realizada pela empresa Cousinha – Eletromecânica e Informática, Lda., com sede em Almada.
A operação, encomendada pela Câmara da Sertã, consistiu no restauro do maquinismo do relógio mecânico, que bate horas e quartos de horas em dois sinos, movimentando dois ponteiros no mostrador exterior.
O presidente da Câmara da sertã, Carlos Miranda, afirma que “a conclusão desta intervenção é uma grande notícia, pois estamos a falar de uma peça de grande valor artístico e histórico, que confere ao edifício toda uma imponência que é de sublinhar.
Carlos Miranda sublinha também que o edifício dos Paços do Concelho da Sertã, projetado pelo arquiteto Cassiano Branco, “tem no seu relógio um dos elementos de maior monumentalidade”.
O relógio foi originalmente instalado em 1947 e foi inaugurado no dia 15 de agosto desse ano. Foi concebido pelo relojoeiro Manuel Francisco Cousinha, avô dos atuais donos da empresa que realizou o restauro.
Refira-se, ainda, que a partir de agora, será um funcionário da Câmara da Sertã que dará corda ao relógio, sensivelmente a cada quatro dias. Até há alguns anos essa tarefa estava entregue a Manuel castanheira Leitão, que tem 105 anos.