Edição nº 1778 - 1 de fevereiro de 2023

Alma Azul desenvolve várias atividades literárias em fevereiro

A produtora de atividades culturais Alma Azul, com sede em Alcains, dedica o mês de fevereiro a Eugénio de Andrade, Martinho Marques, Agustina Bessa-Luís, e à apresentação do programa do Festival de Língua Portuguesa - A Língua Toda 2023, na próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, data de nascimento do jesuíta padre António Vieira.
O Festival A Língua Toda 2023 inicia-se em Alcains, no dia 25 de março, e encerra na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, no dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, após atividades na Casa do Arco do Bispo, em Castelo Branco; na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã; na Figueira da Foz e Coimbra.
Na próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, será apresentado o programa completo do Festival, que, recordamos, se iniciou há 14 anos, em Castelo Branco, com a presença do escritor angolano Luandino Vieira.
Mas a primeira atividade de fevereiro realiza-se na sede da Alma Azul, em Alcains, no próximo sábado, 4 de fevereiro, com uma oficina de poesia dedicada a leitores e escritores, com o poema As Mães, de Eugénio de Andrade, como texto nuclear.
Para a Alma Azul esta será “uma tarde de estudo sobre a arte milenar que é a poesia, que urge preservar e respeitar como um reservatório da identidade cultural dos povos, e que no dia 21, em Coimbra, se irá revelar ainda com mais força, na sessão com que a Alma Azul celebra o Dia Internacional da Língua Materna”.
No dia 10 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Beja, realiza-se mais uma sessão de Há Poesia no Jardim, dedicada ao poeta Martinho Marques, atividade mensal coordenada pela Alma Azul e totalmente dedicada à poesia.
O Dia Internacional da Língua Materna que a UNESCO celebra no dia 21 de fevereiro, serve de apoio para a Alma Azul dinamizar uma sessão dedicada a Eugénio de Andrade e aos seus amigos de Coimbra: Carlos de Oliveira, Miguel Torga e Eduardo Lourenço, filósofo e grande investigador da obra de Fernando Pessoa, que nasceu no mesmo ano que Eugénio de Andrade, em 1923, e ambos se encontraram aos 20 anos em Coimbra; Eduardo Lourenço na Universidade e Eugénio de Andrade ainda a braços com a Matemática de quem recebia explicações do mítico professor e ativista cultural Joaquim Namorado. A sessão realiza-se na Galeria Santa Clara, às 17 horas, e contará com a Comunidade de Leitores Alma Azul.
Agustina Bessa-Luís será a autora a promover e divulgar no dia 22 de fevereiro,na Biblioteca Municipal de Monção, no que será um regresso muito festejado ao Minho, após os anos de pandemia.

01/02/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video