Edição nº 1778 - 1 de fevereiro de 2023

NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS
Paper Prime anuncia investimento de 70 milhões de euros

A administração do grupo Socigene, detentor da Paper Prime, unidade industrial dedicada à produção de papel tissue, em Vila Velha de Ródão, anunciou, dia 25 de janeiro, que pretende investir mais de 70 milhões de euros, nos próximos três anos, nas fábricas da Lousã e Vila Velha de Ródão.
O anúncio foi feito durante a visita do ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, à unidade industrial de Vila Velha de Ródão, no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo, que contou também com a presença do presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.
Após a visita às instalações da Paper Prime, a administração do grupo apresentou os novos projetos de investimento, que têm como objetivo é triplicar a capacidade de produção da Paper Prime e permitir o crescimento do grupo, da capacidade exportadora e do emprego direto, nas fábricas da Lousã e Vila Velha de Ródão.
No caso de Vila Velha de Ródão, o investimento previsto implicará a expansão da unidade industrial e da capacidade de armazenamento e será norteado por preocupações de eficiência e sustentabilidade hídrica, com uma aposta na racionalização energética e na mudança do paradigma de carbonização, através do uso combinado do gás natural, do hidrogénio e da energia fotovoltaica, uma medida que será alvo de candidatura aos incentivos dos fundos europeus do Portugal 2030.
Felicitando estes empresários pela “visão estratégica e trajetória extraordinária de desenvolvimento”, António Costa e Silva esclareceu que no Governo existe uma visão clara de que “são as empresas que criam riqueza, transformam o território, fixam a população, mudam o destino das comunidades e posicionam o país para o futuro”.
Para António Costa e Silva foi o trabalho das empresas que permitiu, no ano passado, um crescimento do Produto Interno Bruto (PIBI português de 6,8 por cento, o que já não acontecia desde 1990, garantindo que “a função principal do Ministério da Economia é criar as condições para libertar o potencial produtivo do País e ajudar as empresas nos grandes processos de transformação que vão marcar o futuro” e apontando a Paper Prime como “um case study sobre a eficiência energética utilizando as várias fontes disponíveis de energia”.
No mesmo sentido, o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, destacou “a boa gestão da Paper Prime”, que permite à empresa, apesar do contexto adverso dos últimos anos, ambicionar triplicar a sua capacidade produtiva, e sublinhou o papel da autarquia na “promoção de medidas que contribuem para a instalação de empresas no território”, o que contribuiu para “uma mudança de paradigma, pois temos cada vez mais jovens a fixarem-se em Vila Velha de Ródão”.
Para além da Paper Prime, que transforma pasta de papel recebida por pipeline em bobinas de papel tissue, o grupo Socigene detém a Trevipapel, na Lousã, onde as bobinas são transformadas em produtos finais tissue.
Com uma faturação superior a 96 milhões de euros em 2022, o grupo exporta cerca de 60 por cento da produção maioritariamente para Espanha e França, com a restante a ter como destino o resto da Europa, Norte de África e América do Sul.

01/02/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video