Edição nº 1779 - 8 de fevereiro de 2023

POLÍTICA
SEMPRE recorda que sempre defendeu o IC31 com perfil de autoestrada

O SEMPRE – Movimento Independente destacou esta segunda-feira, 6 de fevereiro, em conferência de Imprensa, através de Luís Correia, que “o Itinerário Complementar 31 (IC31) é um tema que o SEMPRE tem defendido em todas as sessões de Câmara e em todas as assembleias municipais”. Tudo, para adiantar que “o que se passou é algo grave e tínhamos que ter uma palavra”.
Luís Correia recordou que “houve o anúncio que o projeto ia ser feito”, para frisar que “mostramos desagrado pelo concurso, como estava a ser feito”, referindo-se ao facto que o “primeiro troço era novo, mas sem perfil de autoestrada, enquanto o segundo era uma requalificação da estrada existente”. Por isso, “o SEMPRE manifestou desagrado pela decisão de 2021” e, daí, ter apresentado uma moção na Assembleia Municipal realizada dia 30 de dezembro de 2021. Moção que foi aprovada por maioria e que deliberava que o presidente do órgão, Jorge Neves, “faça chegar ao Governo de Portugal o descontentamento gerado na nossa comunidade, causado pelo anúncio do perfil previsto para o Itinerário Complementar31 (IC31)”, bem como que “solicite ao Governo de Portugal a revisão do perfil previsto para o IC31, transformando o mesmo em perfil de autoestrada”. A moção foi aprovada com os votos a favor de quatro deputados da bancada do Partido Socialista (PS), 15 votos do SEMPRE, dois do Chega e quatro da coligação Partido Social Democrata/Centro Democrático Social – Partido Popular/Partido Popular Monárquico (PSD/CDS-PP/PPM), sendo que se registaram 14 votos contra da bancada socialista e um do MPT.
Já na sessão privada da Câmara realizada dia 7 de janeiro de 2022, o SEMPRE apresentou outra moção sobre o traçado proposto para o IC31, que foi aprovada com três votos a favor do SEMPRE e um do PSD/CDS-PP/PPM e os votos contra do PS.
Moções que para Luís Correia “faz falta recordar”, porque “manifestavam a defesa do perfil de autoestrada e revelava a deceção de todos os Albicastrenses”, uma vez que “o perfil proposto era uma enorme desilusão”.
Luís Correia realçou que mesmo perante as moções, “o PS e o presidente da Câmara não entenderam o pensamento e as ambições do Albicastrenses, porque votaram contra”, sublinhando que “o PS votou contra, porque não estava em condições de contrariar o Governo e entre o todo e o nada preferiu o perfil proposto”. Isto, para defender que “não estamos aqui para ser subservientes, mas para defender os interesses dos Albicastrenses”, acusando o PS de “não se defenderem os interesses dos Albicastrenses e do Concelho”, bem como “a impreparação do executivo socialista +para defender estas matérias”. Tudo, para assegurar que “nós, desde o início, não aceitamos a imposição do Governo do IC31 sem perfil de autoestrada” e concluir que “valeu a pena o SEMPRE manter uma posição forte em relação a esta matéria, se não as coisas não tinham mudado”.
Luís Correia afirmou que “nos congratulamos com o IC31 com perfil de autoestrada. Finalmente este Governo cedeu”.
Mais à frente Luís Correia contestou a “afirmação que foi o PS que defendeu o IC31”, para contrapor que “nós sempre falamos no IC31, em todas as sessões de Câmara e assembleias municipais” e acrescentou que “dizer que foi o PS e o presidente que fizeram mudar alguma coisa, faz com que não podemos acreditar na palavra dos membros do PS. O PS não merece a confiança que os Albicastrenses depositaram, porque umas vezes defendem uma coisa e outras defendem outras”.
Por seu lado, António Fernandes, começou por afirmar que “estamos aqui satisfeitos. Em primeiro lugar, porque temos finalmente o IC31 com perfil de autoestrada e o que isso significa para os Albicastrense. Em segundo lugar, porque o SEMPRE esteve sempre do lado de se encontrar uma solução com perfil de autoestrada”.
António Fernandes também defendeu que “poderá ser difícil encontrar motivos para que os Albicastrenses confiem no PS local”.
Quanto à decisão de avançar com o perfil de autoestrada realçou que “veio ao encontro dos Albicastrenses, daquilo que o SEMPRE sempre propôs”, contrapondo que “não vem ao encontro da posição assumida pelo PS, tando na Assembleia Municipal, como na Câmara”.
António Fernandes que reitera que “foi sempre o SEMPRE que apresentou moções, fundamentação, para esta necessidade do perfil de autoestrada”, afirmando que “o Governo percebeu, finalmente, que esta região tinha ambição e quis responder a esta ambição”, isto, enquanto “o PS local não teve a ambição que devia ter tido e não reclamou o que devia ter reclamado na altura própria. O presidente de uma capital de distrito, como é Castelo Branco, deve ter ambição, para o seu território não ficar preso a uma cor política”.
Também Paulo Almeida é da opinião que “o SEMPRE fez um grande serviço ao País”, referindo-se ao IC31 com o perfil de autoestrada e aludindo a que “este é o caminho mais curto entre Lisboa e Madrid” e apontando para “consequências positivas, como menos custos e a redução da pegada de carbono”.
Paulo Almeida que assegurou que “não estaríamos aqui hoje, se não fosse o SEMPRE a dar o pontapé de saída para a discussão deste tema”, para concluir que “entre o Governo e os cidadãos, o executivo escolheu o Governo, enquanto o SEMPRE escolheu os cidadãos”.
Perante tudo isto, Luís Correia questionou ainda “quanto tempo já perdemos”, para avançar que “prejudicaram o Concelho e a Região em um ano e meio e o PS, neste momento, está a tentar lavar a cara”.
António Tavares

08/02/2023
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video