EMERGÊNCIA EM ZONAS TRANSFRONTEIRIÇAS
Portugal e Espanha testam VESPRA
As regiões da Beira Baixa, de Portugal, e da Extremadura, de Espanha, testaram, dias 30 e 31 de janeiro, a plataforma de apoio à decisão em casos de situação de emergência nas zonas transfronteiriças. Assim, dias 30 e 31 de janeiro, realizou-se entre Cilleros, Espanha, e Monfortinho, Portugal, a segunda oficina do projeto Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment (VESPRA), que teve como objetivo apresentar e testar a plataforma digital de apoio à decisão durante um incêndio rural transfronteiriço, evento ao qual se agregou um acidente rodoviário com derrame de produtos tóxicos.
Este exercício virtual permitiu juntar entidades com responsabilidades na área da proteção civil de Portugal e Espanha, nomeadamente, os gabinetes de proteção civil municipais, Guarda Nacional Republicana (GNR), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), corporações de bombeiros da região, entre outras entidades de ambos os territórios.
Um dos principais objetivos do projeto é o desenvolvimento de uma ferramenta informática, para análise e avaliação da vulnerabilidade de elementos, localizados em regiões transfronteiriças, relativamente a um conjunto de riscos selecionados, como, por exemplo, os incêndios florestais, inundações, dispersão de nuvens de poluentes industriais e nucleares e eventos climáticos severos. Esta ferramenta, será disponibilizada numa plataforma de acesso livre, e permitirá que as atividades de prevenção e resposta a tipo de eventos, sejam realizadas de forma integrada e harmonizada pelas diferentes entidades.
O projeto VESPRA, tal como fez em abril de 2022, num encontro que decorreu no Centro de Ciência Viva da Floresta, apresentou agora em Cilleros, Espanha, a plataforma de apoio à decisão, recolhendo todas as sugestões e recomendações daqueles que serão os futuros utilizadores da mesma, nomeadamente a comunidade científica, técnica e de resposta em emergências.
O VESPRA é um projeto europeu, financiado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil, que pretende melhorar os mecanismos de gestão de risco em áreas transfronteiriças em situações de emergência. O projeto reúne parceiros de Portugal e Espanha, nomeadamente a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, o Serviço de Prevenção e Extinção de Incêndios Florestais da Comunidade Autónoma da Extremadura (INFOEX) e a Universitat Politècnica de Cataluña (UPC) e é coordenado pela empresa espanhola Meteogrid.