Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1783 - 8 de março de 2023

António Tavares
Editorial

O Bordado de Castelo Branco, que é o principal ex-libris de Castelo Branco, voltou a estar em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu de 1 a 5 de março. A par de outros produtos de excelência, como os queijos e o vinho, o Bordado de Castelo Branco chamou a atenção de quem passou pelo stand Albicastrense, onde era possível ver bordadeiras a trabalhar ao vivo.
Esta foi mais uma iniciativa na promoção deste produto que já está certificado e que ainda este ano poderá dar outro passo importante, uma vez que com base no Bordado de Castelo Branco está a ser desenvolvida uma candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de Artesanato e Artes Populares. Candidatura que será submetida em junho, devendo o resultado ser conhecido no final do ano.
Não menos importante para a valorização e continuidade do Bordado são outras iniciativas que estão a ser desenvolvidas. Exemplo disso é o curso de formação de bordadeiras organizado pela Câmara de Castelo Branco e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) que teve início na passada sexta-feira, 3 de março. Um formação essencial, pois é deste modo que se garante que não se perde uma arte secular.
Por outro lado, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, o espaço que acolhe as Colchas de Castelo Branco vai ser melhorado, com a finalidade de ter a qualidade e a dignidade que merece.
É assim que se deve promover um produto único, que dá a conhecer Castelo Branco em todo o Mundo, através de uma arte secular que é uma imagem da cidade.

08/03/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
20/09 a 03/03
A Viagem Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
13/10 a 31/03
Aroma, ritual e terapiaMuseu Municipal de Penamacor
25/11 a 07/04
Tarde Azul, o Universo Amoroso de Julio/Saúl DiasMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
13/12 a 28/03
tituloNoticia
08/03
Dia Internacional da MulherCentro de Dia da Associação de Apoio Social Freixial do Campo
01/03 a 29/03
Garrafas de Outros TemposBiblioteca Municipal de Penamacor
05/03
António Salvado Da palavra, o fruto - antologia da prosa Biblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video