COMPARTICIPADA PELO PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA
Câmara reforça verbas para a construção de nova creche
O concurso público da Câmara de Vila de Rei para a construção da nova creche municipal, depois do primeiro concurso, lançado a 5 de setembro do ano passado, ter ficado deserto, já foi publicado em Diário da República.
A empreitada apresenta agora um preço base de 839.600 euros mais IVA, com um prazo de execução de 11 meses, num valor superior em perto de 145 mil euros em relação ao concurso anterior. O valor da comparticipação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) mantém-se o mesmo, ou seja, 494 mil euros, sendo a Câmara de Vila de Rei a garantir a restante verba para a execução da obra.
A nova creche municipal vai apresentar uma área de implantação de 772,53 metros quadrados, contando com dois berçários e salas-parque, duas copas de leites, três salas de atividades, refeitório, copa/cozinha, gabinete técnico e zona de direção, serviços técnicos e administrativos.
A nova creche municipal vai permitir acolher um maior número de crianças, um total de 51, respondendo assim ao aumento da procura pelos serviços municipais da creche.
O presidente da Câmara, Ricardo Aires, afirma que “face ao atual contexto da guerra na Ucrânia e consequente inflação, o Município de Vila de Rei contactou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o Programa de Recuperação e Resiliência para serem revistos em alta os custos-padrão da construção fixados pelo Ministério, com a correspondente comparticipação, mas a resposta não foi positiva. Não podemos, contudo, retardar mais o arranque desta obra, que julgamos fulcral para o pleno desenvolvimento das nossas crianças. Face a isto, o Município vai reforçar as suas verbas para garantir a execução da empreitada e, desta forma, garantir as melhores condições possíveis para o bem-estar das crianças e assegurar o seu correto crescimento e formação”.