AO LONGO DE MARÇO
Alma Azul celebra Dia Mundial da Poesia com várias iniciativas
A Alma Azul, para celebrar o Dia Mundial da Poesia, que é comemorado a 21 de março, vai desenvolver um trabalho de itinerância com as obras de Natália Correia, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, e do jornalista e poeta José Mário Silva que será o convidado do mês de março, no programa Há Poesia no Jardim, da Biblioteca Municipal de Beja.
O percurso das Sessões Literárias Alma Azul dedicadas à poesia inicia-se na Sertã, na próxima sexta-feira, 3 de março, às 19 horas, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, com uma conversa e leituras de poemas de Natália Correia, numa parceria com a Comunidade de Leitores da Biblioteca.
No dia 14 de março, será a vez da poesia e a vida de Eugénio de Andrade se revelar na Biblioteca Municipal de Portalegre, e também no dia 17, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira.
No dia 18, sábado, às 18 horas, uma sessão no Mosteiro de Odivelas, com a poesia de Eugénio de Andrade e Cantigas de Amigo, numa homenagem a D. Dinis, no programa Fantasias d’El Rey.
Antes, no dia 16 de março, quinta-feira, realiza-se a iniciativa mensal Há Poesia no Jardim que a Alma Azul coordena desde 2022, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja, e que terá um convidado muito especial: o jornalista e poeta José Mário Silva que em 2002 participou na Residência Artística na Serra da Malcata, numa parceria entre a Alma Azul, a Câmara de Penamacor e a Reserva Natural da Serra da Malcata.
A Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão; acolhe duas sessões dedicadas à poesia do seu patrono no dia 21 de março, data que a UNESCO escolheu para celebrar a poesia.
E no dia seguinte, a Alma Azul desenvolve três sessões literárias Mário Cesariny – Entre Nós e as Palavras, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, as primeiras sessões do ano dedicadas ao poeta que nasceu no dia 9 de agosto de 1923, e sobre o qual a Alma Azul tem, ao longo de décadas, dedicado muito do seu trabalho.
No dia 25, sábado, iniciam-se em Alcains as atividades do Festival A Língua Toda 2023, com a distribuição de poemas do livro As Mãos e os Frutos”, de Eugénio de Andrade, no Mercado Semanal, entre as nove e as 10 horas.
No dia seguinte, às 16 horas, realiza-se a Leitura Comunitária de 23 Poemas de Eugénio de Andrade na Casa do Arco do Bispo, na Praça Luís de Camões, em Castelo Branco.
E nos dias 27 e 28, o Festival A Língua Toda 2023 parte para a Biblioteca Municipal da Mealhada, para a realização de mais uma Leitura Comunitária de Poemas de Eugénio de Andrade, e de uma Viagem Literária à Mata Nacional do Bussaco.