Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1785 - 22 de março de 2023

DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE
Bloco de Partos do HAL recebe 737 mil euros para requalificação do serviço

O Bloco de Partos do Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco, da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) vai receber 737.697,50 euros, com a finalidade do serviço ser requalificado.
Esta verba resulta do facto da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ter aprovado o financiamento de mais de 20 milhões de euros para a requalificação dos serviços de 25 blocos de partos, sendo que no Distrito de Castelo Branco, também é contemplado o Bloco de Partos do Hospital Pero da Covilhã, do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB), com 219.535,77 euros.
Este investimento por parte do SNS pode ser visto como um passo positivo e importante para a continuidade destes blocos de partos, quando é ainda bem recente a polémica surgida com a possibilidade do encerramento de várias maternidades, em especial na Região.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, questionado pela Gazeta do Interior quanto à leitura que faz da atribuição desta verba à ULSCB, afirma que “é positiva”, uma vez que “o facto de ser atribuído um valor tão interessante para a requalificação do Bloco de Partos do Hospital Amato Lusitano é um bom sinal, um sinal que o Bloco de Partos é importante para este território, para a área geográfica que é serve e também para os cidadãos servidos pelo Bloco de Partos”.
Leopoldo Rodrigues revela que “tive oportunidade de conversar recentemente com o diretor do SNS, Fernando Araújo”, para adiantar que, “entre outros temas, falamos do Bloco de Partos (HAL) e aquilo que o senhor diretor me disse é que não considera encerrar o Bloco de Partos (HAL), porque compreende a especificidades deste território, deste Bloco de Partos (HAL) e o serviço que presta à população”.
O autarca acrescenta que “aquilo que ele também considera importante é o facto de termos que manter aqui o serviço às populações”, uma vez que “fechando este Bloco de Partos (HAL) seria muito afetado, considerando também a distância que vai entre a ULSCB (Castelo Branco) e os territórios que são servidos por ela”.
Leopoldo Rodrigues avança que nessa conversa também lhe foi transmitido que “a melhoria das instalações, das infraestruturas e das questões funcionais do Bloco de Partos (HAL) é importante, porque permite melhores serviços às populações e permite também que os profissionais de saúde tenham melhores condições de trabalho e por essa via reforça também o Bloco de Partos (HAL)”.
Nesta perspetiva o autarca avança igualmente que “o que o senhor diretor disse é que compete também às estruturas locais e nomeadamente à direção da ULSCB o reforço de pessoal, nomeadamente no que tem a ver com os obstetras, mas também nas outras especialidades em que o HAL é forte e que devem ter esse reforço”.
António Tavares

22/03/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
21/03 a 21/04
Dia Mundial da PoesiaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
19/04
Conversas da LiberdadeCineteatro Tasso do Clube da Sertã
19/04
Paulo Samuel Biblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
20/04
Cérebro em Ação Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Sertã
20/04
Sérgio PelágioCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
21/04
Vitorino e SeptetoCasa da Cultura da Sertã
23/04
A Grande Devassa e outras Histórias Auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
tituloNoticia
24/04
Estado AtivoFábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video