Projeto INOV2B premeia empreendedorismo feminino qualificado e criativo
A CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco, enquanto CEI – Centro de Empresas Inovadoras, na qualidade de promotor líder, a InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) uniram-se, para promover o empreendedorismo qualificado e criativo nas regiões da Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela.
O projeto INOV2B – Empreender na Indústria 4.0, pretende apoiar as empresas, os empresários e empreendedores locais, através da capacitação para a geração de ideias/produtos inovadores, estimulando assim o surgimento de novas iniciativas empresariais e a criação de novas empresas.
As várias atividades do projeto pretendem contribuir para o estímulo do espírito empresarial e a competitividade territorial na região, focando-se sobretudo nas fileiras agroalimentar; TICE; indústria cultural e criativa e automação e robótica, fomentando, em simultâneo, a cooperação e a inovação intersectorial destas fileiras.
Esta quinta-feira, 23 de março, entre as 16 e as 19 horas, realiza-se no auditório do Politécnico a cerimónia de entrega de bolsas, que distingue o empreendedorismo feminino com a atribuição de quatro bolsas de 700 euros durante quatro meses, a quatro jovens do sexo feminino, incentivando desta forma o desenvolvimento do seu espírito empresarial e potenciando a criação de empresas por mulheres.
Depois desta fase, o projeto irá ainda premiar as oito melhores ideias com um vale de 1.500 euros para apoio ao desenvolvimento do projeto.
As ideias/projetos candidatas resultam de uma primeira fase do programa, onde foi dinamizado um conjunto de sessões InovMeeting que agregaram mais de 450 jovens desde o início de fevereiro, com vista a sensibilizar os jovens empreendedores e empresários para a temática do projeto e desafiá-los a participarem nos concursos de ideias Empreender na Indústria 4.0.
A diretora executiva da InovCluster, Christelle Domingos, realça que “trabalhar o empreendedorismo será sempre uma tarefa inacabada. Esperamos que mais empresas e empreendedores se juntem a nós através neste projeto e nos procurem, para lhes prestarmos todo o apoio possível para a materialização destas novas iniciativas/projetos”.