Fórum Cultural de Idanha-a-Nova recebe jornadas Os Cuidadores da Memória
O Fórum Cultural de Idanha-a-Nova acolhe, no próximo dia 29 de março, as jornadas Os Cuidadores da Memória. Recorde-se que o projeto Cuidadores da Memória é da responsabilidade da Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul (ADRACES) e tem como objetivo global a valorização e promoção da cultura popular como fator de sustentabilidade do território e envolvimento das comunidades.
De acordo com a ADRACES, “a cultura popular, em que o território é particularmente rico, deverá desempenhar um papel fundamental na promoção e valorização do turismo cultural e na contribuição para a afirmação do território no segmento de mercado touring cultural” e adianta que “neste âmbito e enquadramento, será criada uma rede territorial de cuidadores da memória, para recolha, salvaguarda, interpretação e recriação do legado histórico e identitário do território enquanto instrumento de diferenciação e competitividade, em que os tangíveis pretendem contribuir para a sua reafirmação como destino turístico de excelência e, por essa via, se possam atrair mais e novos públicos ao território. A Rede Cuidadores da Memória será desenvolvida em duas vertentes patrimoniais que se intercetam e que resultarão num estudo etnográfico amplo e conjunto e em diversos produtos culturais”, como os Alfabetos Funcionais e A Raia e o seu Património Sineiro.
A sessão de abertura das jornadas está marcada para as 14 horas, com a ADRACES e Câmara de Idanha-a-Nova.
O programa continua com o primeiro painel, denominado Partilha de Experiências, seguindo-se mais dois, intitulados Paisagens Sonoras em Perspetiva e Imaterialidades Patrimoniais.
No final dos painéis haverá um momento musical com o Grupo de Adufeiras da Universidade Sénior – Pólo de Idanha-a-Nova
O encerramento das jornadas está marcada para as 18 horas.