TRADIÇÕES QUARESMAIS E PASCAIS
Idanha apresenta agenda da Páscoa 2023
A Câmara de Idanha-a-Nova lançou a agenda Mistérios da Páscoa em Idanha 2023, acompanhada por um DVD, que descreve e calendariza as tradições quaresmais e pascais que se realizam no Concelho.
São cerca de 280 práticas e expressões de piedade popular seculares, que se desenrolam ao longo de 90 dias, desde a Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes.
No lançamento da agenda, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, começou por enaltecer “as instituições e grupos não formais que preservam as nossas tradições, participando de uma forma ativa na Páscoa em Idanha. Este não é um trabalho da autarquia: envolve as paróquias, as misericórdias, as associações e as comunidades locais que são inexcedíveis na defesa do nosso património”.
Por conseguinte, a genuinidade das tradições rege todo o processo de revitalização dos Mistérios da Páscoa, que passaram de 160 em 2009, ano da primeira Agenda, para cerca 280 atualmente.
Armindo Jacinto realçou que “é uma riqueza do nosso povo que é passada de geração em geração, sobretudo através da oralidade. Por isso, é meritório o trabalho desenvolvido nesta Agenda para perpetuar e divulgar os nossos usos, costumes e tradições, num projeto coordenado por António Catana e Alexandre Gaspar”.
Alexandre Gaspar realçou a importância de “registar as tradições em papel”. Mas porque a escrita e a fotografia têm as suas limitações, “é realizado também um trabalho fílmico que permite registar para memória futura os rituais como são verdadeiramente, vividos com fé e devoção”.
Assim, a Agenda acrescenta à abordagem etnológica e ao calendário dos rituais de religiosidade popular, como a Encomendação das Almas, Martírios do Senhor, Via-Sacra, Santos Passos, Domingo de Páscoa, Ceia dos Doze, entre outras celebrações, um DVD com filmes ilustrativos destas tradições.
Em representação dos párocos do Concelho de Idanha-a-Nova, o padre Adelino Lourenço referiu que “é importante não deixarmos acabar as tradições, porque fazem parte da identidade do povo” e incentivou as populações a continuarem a preservar a sua identidade cultural.
A representar as freguesias, Vítor Mascarenhas, presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, elogiou “as pessoas do nosso concelho que mantêm vivas as tradições, bem como o trabalho do Município com a edição desta Agenda que dá a conhecer o nosso património absolutamente extraordinário”.
Na edição de 2023 da Agenda, o destaque temático vai para as vivências da Quaresma e da Páscoa em Penha Garcia, incluindo entrevistas às guardiãs Penhagarcienses e um DVD com práticas e expressões da piedade popular registadas nesta localidade.
A sessão de apresentação da Agenda contou ainda com a participação do Grupo de Encomendação das Almas de Idanha-a-Nova e do Grupo de Encomendação das Almas e Martírios de Penha Garcia.