ACORDO ASSINADO NA PRESENÇA DE JOSÉ LUÍS CARNEIRO
Construção do Posto da GNR do Tortosendo está assegurada
A Câmara da Covilhã, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram, na passada sexta-feira, 23 de junho, numa cerimónia realizada no Salão Nobre da Câmara da Covilhã, que contou com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o acordo tripartido com vista à construção do novo Posto Territorial da GNR no Tortosendo.
O acordo prevê um financiamento governamental superior a 1,5 milhões de euros, sendo que será a autarquia a concretizar a obra.
Além disso, a Câmara da Covilhã já cedeu o terreno, fez o projeto e irá executar as acessibilidades, tudo a “expensas próprias”, como afirmou o presidente da autarquia, Vítor Pereira, que salientou que “estamos a dar um passo efetivo para resolver um problema que se arrasta há quase duas décadas e cujo processo foi mesmo, mas mesmo muito, difícil e moroso”.
Lembrando que o Posto da GNR do Tortosendo funciona em instalações provisórias há cerca de 20 anos, Vítor Pereira também vincou que a autarquia se empenhou, desde o primeiro momento, em resolver o problema e em encontrar uma solução “adequada” e sublinhou que “este não é um ato meramente simbólico, é a assinatura de um compromisso”.
Vítor Pereira destacou que “o novo posto será uma mais-valia para a população e para a Freguesia do Tortosendo, bem como para o efetivo que ali presta serviço”. Deixou ainda palavras de agradecimento e reconhecimento “aos homens e mulheres da GNR por nunca terem descurado o profissionalismo ou o serviço prestado às populações”.
Por seu lado o major-general Manuel Fernandes Borlido da Rocha, mostrou-se convicto que a obra se traduzirá numa “significativa melhoria da qualidade no atendimento às comunidades e no apoio prestado ao cidadão, assumindo-se como um inequívoco contributo para proporcionar mais e melhor segurança a esta zona do País”.
Por seu lado, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, lembrou os vários investimentos que aquela tutela tem em curso, tendo particularizado o caso do Tortosendo e salientado o apoio dado pela autarquia para que o projeto se possa concretizar.
José Luís Carneiro apontou que de seguida será lançado o concurso público para a concretização da obra e revelou a expectativa de ela possa estar concluída dentro de cerca de dois anos.
Respondendo ao repto deixado por Vítor Pereira, o ministro garantiu que, assim que todas as condições estejam reunidas, o Ministério contribuirá para a execução dos postos de Unhais da Serra e do Paul.