PROGRAMA DINAMIZADO PELA JUNTA DE FREGUESIA DE CASTELO BRANCO
Cuidar de Quem Cuida tem continuidade assegurada
O programa Cuidar de Quem Cuida - Dias de descanso para mães e pais cuidadores informais, dinamizado pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, tem continuidade assegurada. A garantia foi dada pelo presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, José Dias Pires, na passada sexta-feira, 25 de agosto, na hora de fecho e balanço da primeira semana, sendo que a segunda semana está a decorrer até à próxima sexta-feira, 1 de setembro.
Refira-se que o programa Cuidar de Quem Cuida tem como finalidade “atenuar a sobrecarga de pais e mães cuidadores informais que acompanham cidadãos portadores de diferenciadas limitações, mas com capacidades especiais”, neste caso durante as férias de verão, uma vez que muitas instituições encerram. Um programa que consta de dois campos de férias gratuitos, enquadrados no âmbito do Fundo de Emergência da freguesia de Castelo Branco.
Na hora do balanço da primeira semana, José Dias Pires começou por “agradecer aos pais e mães dos meninos e jovens que tivemos a honra de ter nesta semana”, porque, sublinhou, “se não tivéssemos o vosso apoio este programa não existia”.
José Dias Pires não perdeu também a oportunidade de “agradecer” às entidades parceiras, nomeadamente ao Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, que cedeu as instalações; a Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco, que disponibilizou o transporte; a Associação 4 Corações, que assegurou as refeições; e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, que cedeu a Quinta da Dança Estival, para a realização de atividades.
Os agradecimentos foram ainda extensivos à equipa liderada por Hugo Andriaça, que está a colocar o programa no terreno, que na primeira semana, segundo José Dias Pires avançou, abrangeu “12 famílias, 12 utentes, ou seja, mais de 70 pessoas”, para destacar que, por isso, “é um trabalho que vale a pena”.
José Dias Pires revelou, por outro lado que o programa “teve origem numa conversa de café, com o pai de um jovem com paralisia cerebral, que relatou as dificuldades que os pais têm em continuar a ter o mesmo descanso em agosto, porque muitas instituições encerram. Daí a ideia do programa, que foi desenhado para pessoas com capacidades especiais”.
O autarca revela que “tínhamos a certeza que o programa valia a pena, mas a questão era o que seria o segundo dia, pois no primeiro dia vinham” e a resposta é que “vieram nos outros dias”.
Por isso José Dias Pires garante que “de certeza absoluta que o programa veio para ficar. Haverá mais uma semana no Natal, uma semana na Páscoa e será engrandecido nas próximas férias de verão”.
Por seu lado, o diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Luís Santos, recordou que “disse, no primeiro dia, que isto só faria sentido na Afonso de Paiva, porque o nosso projeto educativo é Trajetos de Inclusão”, referindo-se ainda “à experiência de décadas a trabalhar com crianças com necessidades especiais”. Tudo para frisar que “é com muito gosto que abrimos uma vez mais as portas a quem vem trabalhar no que é a verdadeira inclusão”.
O programa foi também valorizado pelo presidente da Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco, João Benquerença, que fez questão de sublinhar que no respeitante ao período de verão, “percebo o problema dos pais, mas também percebo o problema das instituições”, referindo que têm de fechar para férias, por falta de recursos, nomeadamente humanos.
Em nome da equipa de está à frente do programa que tem como lema Uma equipa especial, para jovens ainda mais especiais, Hugo Andriaça confessou que “suspeitava que o programa pudesse correr bem, não sabia é que ia correr tão bem”. Hugo Andriaça que destacou também que “tive a liberdade para pensar e planear este programa numa liderança de partilha” e quis “agradecer aos pais por terem acreditado em nós”.
Os elogios, de resto, surgiram também da parte do pais, com uma mãe a revelar “a gratidão enorme por se lembrarem dos nosso filhos”, bem como pelas próprias crianças e jovens, com uma delas a garantir que “a semana foi fantástica. Correu tudo bem. Agradeço aos professores”.
António Tavares