Alunos de Oleiros terminam ano escolar com viagem a Roma
Um grupo de 29 estudantes e sete professores do Agrupamento de Escolas Padre António Andrade, de Oleiros, terminou o ano escolar com uma visita a Roma, na Itália. A viagem realizou-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE 2.0), com o apoio financeiro da Câmara de Oleiros.
Assim, de 6 a 9 de julho, alunos das turmas 10.° e 11.° anos, mais concretamente as turmas do 10.°A, 11.°A e 11.° B, partiram para uma aventura que não vão esquecer, seja por aquilo que viram, ou porque também foi a primeira vez que viajaram em avião. Foi o caso de Beatriz Mateus, de 18 anos, do Estreito, que afirma que “não hesitei o convite da diretora de turma, era a cidade que mais sonhava conhecer e que não esquecerei. Roma superou tudo aquilo que imaginei: as ruas da cidade são belas, há cultura por todo o lado e demonos todos muito bem”.
Cada dia foi uma descoberta. O Museu do Vaticano, incluindo a Capela Sistina, o passeio pelo Trastevere, a Basílica de S. João Latrão, o Coliseu de Roma, a humorística Boca da Verdade, a Praça da Navona, o interior do Panteão, a Praça de Espanha ou a Fontana de Trevi fizeram parte de um percurso ao património cultural, artístico e arquitetónico na velha capital do Império Romano. Susana Simões, que é aluna do 11.° ano realça que “cada local que visitámos permitiu que mergulhássemos profundamente na cultura, história e na região. O guia turístico que nos acompanhou demonstrou um profundo conhecimento e paixão pelo assunto, o que tornou as visitas ainda mais envolventes”.
Para estes alunos a experiência é inesquecível e estão por isso gratos “à Câmara de Oleiros pela incrível visita de estudo que organizou. Desde a reserva de transporte e acomodações confortáveis, tudo correu bem”, assegura Susana Simões.
A forma como a agenda diária foi planeada possibilitou o maior número de visitas, com Sílvia Costa, que é professora e adjunta do diretor do Agrupamento de Escolas, a afirmar que “poder participar nesta viagem e colaborar num momento tão especial para os nossos alunos é uma das maiores honras e responsabilidades que um professor pode ter”. Sílvia Costa acrescenta que a experiência foi “emocionante e recompensadora por poder guiar e apoiar os alunos no seu caminho de aprendizagem e crescimento pessoal, proporcionando-lhes oportunidades únicas que eles guardarão para sempre nas suas memórias”.
Por seu lado, Guilherme Batista, aluno do 10.º ano avança que “penso que projetos como este são importantes para o desenvolvimento pessoal de cada um de nós, por enriquecer as nossas experiências pela integração noutro meio”.
Refira-se que esta não é a primeira viagem de captação de conhecimento proporcionada pela Câmara de Oleiros, uma vez que no final do ano letivo de 2021/2022 um grupo de alunos do Concelho rumou a Amesterdão, na Holanda.
O vice-presidente da Câmara de Oleiros, Paulo Urbano, integrou esta viagem a Roma e conviveu com os estudantes, realçando que “ver a alegria deles, o olhar de surpresa que demonstravam nas visitas, é algo que me deixou muito sensibilizado. O executivo tem muito apreço por este projeto complementar à aprendizagem escolar, levando os nossos jovens a descobrir outras culturas e conhecer novos destinos”.