CULTURA
Alma Azul encerra programa de 2023 e prepara o de 2024
Uma sessão literária dedicada a Urbano Tavares Rodrigues, no dia do seu nascimento, 6 de dezembro (1923), na Biblioteca Municipal de Serpa, é o grande destaque do mês de dezembro na produtora de atividades literárias Alma Azul.
Este mês literário terminará dia 28 de dezembro, com um almoço literário em Coimbra. Um fim de ano com textos de Natália Correia, Mário Cesariny, Eugénio de Andrade e Eduardo Lourenço é a proposta da Alma Azul para encerrar o ano com autores a quem dedicou muito do seu trabalho em 2023, numa partilha festiva à mesa com a Comunidade de Leitores de Coimbra.
Será, pois, na cidade de Coimbra que se realizará o Almoço Literário Alma Azul, aberto a todos os interessados, através de inscrição prévia no correio eletrónico da produtora de atividades literárias, com sede em Alcains.
Muita poesia e algum pensamento sobre o “labirinto da saudade que marca a identidade portuguesa no Mundo” estarão em cima da mesa; além dos três livros editados em 2023: Resina, em parceria com a Câmara de Proença-a-Nova; Estêvão Dias Cabral, de Lídia Barata; e Clepsydra, de Camilo Pessanha, com um texto de introdução de Eugénio de Andrade, na nova coleção de poesia O Navio de Espelhos.
Antes, no dia 15 de dezembro, às 16 horas, na Biblioteca Municipal de Loures, encerra as sessões literárias com maior sucesso em 2023, Eugénio de Andrade na Biblioteca.
Poemas e uma narrativa sobre as raízes e o percurso de Eugénio de Andrade, da Beira Baixa ao Porto, serão os temas a tratar na Biblioteca Municipal de Loures, encerrando assim o que iniciou no mês de janeiro, mês do centenário de Eugénio de Andrade, em Abrantes, passando depois por Beja, Sines, Fundão, Ourém, Odemira, Odivelas, Guarda, Proença-a-Nova, Tomar, Albufeira, numa promoção da leitura.
No dia 19, às 16 horas, ainda tempo para uma sessão literária muito especial, dedicada a Alexandre O´Neill, e integrada na Feira do Livro de Natal da Biblioteca Municipal Manuel Antunes, na Sertã.
Para o próximo ano, a Alma Azul prepara um programa para assinalar os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 e o 25.º aniversário da Alma Azul.
A Cor da Liberdade, em fase de produção, a partir de textos de Jorge de Sena, Camões, Sophia, Maria Velho da Costa, José Alberto Oliveira, Alexandre O’Neill, Luiza Neto Jorge, António Ramos Rosa, Natália Correia e outros, será o trabalho com mais destaque a apresentar durante todo o ano de 2024 em bibliotecas municipais e feiras do livro.