MÚSICA
A Stone in Your Shoe lançam Alone
A banda Albicastrense A Stone in Your Shoe (ASIYS), que foi criada em 2020, durante a pandemia de COVID-19, acaba de lançar o álbum Alone.
Devido ao confinamento originado pela pandemia, os A Stone in Your Shoe dedicaram-se à composição de temas originais com o intuito de gravar um álbum, sendo que, na altura, a banda era formada por seis elementos, que eram Ema Nunes, na voz e samples; Barba Azul, no baixo; Gonçalo Francisco, na bateria; Bernardo Amaro, na guitarra; Toni, na guitarra; e Tiago Roxo, no trompete.
Depois da gravação de uma primeira demo e já com material suficiente para a gravação de um longa duração a banda alia-se ao produtor João M. Carita, na altura residente nos Estados Unidos da América (EUA). Desta forma dirigem-se ao Soul Sound Estúdios, nas Benquerenças, onde fazem a captação dos nove temas que irão compor o seu primeiro trabalho. Assim, no final de 2021 e a falta de recursos financeiros para a edição física do trabalho, o álbum homónimo da banda vê a luz do dia com edição em formato digital, disponível na plataforma YouTube. Desse primeiro trabalho destaca-se o tema Capitalism no, incluído na compilação portuense Why, dedicada a bandas portuguesas de estilo underground. É também em 2021 que se dá a primeira alteração da banda com a saída de Toni, o viola solo da banda. Para ocupar o vazio deixado pelo guitarrista é recrutada a jovem violinista Beatriz Cravo. É com esta formação renovada que a banda decide, no início de 2022, começar o processo de gravação de um segundo trabalho. Para a gravação deste, a banda ruma à Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, e para o comando técnico destas gravações recrutam João Leite, produtor Albicastrense que acompanhou a banda desde a sua génese.
É deste trabalho que resulta o Extended play (EP) Alone.
Se no álbum homónimo era evidente que o som dos A Stone in Your Shoe bebe de diversas fontes, neste EP esse facto torna-se ainda mais evidente, com a fusão de vários estilos, sonoridades e ambiências que transportam para o universo da banda preenchido por visões, pensamentos críticos e muito rock’n’roll. De destacar ainda o contributo de David Almeida, mítico fundador dos K.O. Jones, guitarrista dos Violent Dancers, que compôs o solo do tema que dá nome ao EP, Alone. Deste trabalho faz ainda parte uma versão do tema Olhos nos Olhos, da banda Crime Loucura, icónica banda Albicastrense e que conta com a participação do vocalista da banda Jó Correia. De salientar também que um dos temas deste EP, A.I., faz parte da coletânea Super Castelo Branco Vol. II.
Os A Stone in Your Shoe entraram em 2023 com alterações na formação da banda, mas sem que o processo criativo tenha cessado, pelo que a banda é composta por um alinhamento mais clássico dentro do rock, com duas guitarras, baixo, bateria, voz e samplers.
Encontram-se em processo de gravação do sucessor de Alone, com temas que espelham a evolução e amadurecimento do som da banda.
Alone, que está disponível em formato CD e no canal YouTube da banda, incluiu os temas Intro, Devil is Money, Tutti la Orchestra, Olhos nos Olhos, A.I. e Alone.
Atualmente os A Stone in Your Shoe integram Ema Nunes, na voz e samples; Bernardo Amaro, na guitarra; Júlio da Mata, na guitarra; Miguel Vasco, na bateria; e Bernardo Belo, no baixo.
António Tavares