ULSCB vai ter equipa dedicada na área da saúde mental
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) é uma das 15 a nível nacional que vai ter uma equipa dedicada na área da saúde mental.
De acordo com a Portaria Nº73/2024, publicada na passada quinta-feira, 29 de fevereiro, em Diária da República, nas 15 unidades locais de saúde ULS) definidas, vão arrancar os primeiros Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) dedicados à saúde mental, numa primeira fase, em projeto-piloto, durante 10 meses.
Decacordo com o projeto-piloto está previsto que as equipas sejam reorganizadas e trabalhem de acordo com um regime de incentivos em função de objetivos, a exemplo do que acontece nos cerca de 40 CRI existentes.
É também adiantado que as equipas dos CRI de saúde mental para adultos serão multidisciplinares, com médicos, enfermeiros, administradores hospitalares, técnicos superiores de saúde, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, assistentes técnicos e técnicos auxiliares de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, a criação dos CRI para a saúde mental “permitirá uma melhoria da capacidade de resposta e gestão dos pedidos de consulta e acompanhamento aos hospitais já nos primeiros meses dos projetos-piloto, reforçando-se os sistemas locais de saúde mental para adultos”.