LINHA +INTERIOR TURISMO, AVISO REGENERAR TERRITÓRIOS – INCÊNDIOS 2023
Praia Fluvial de Almaceda e Serra das Talhadas recebem apoios para regenerar
O Salão Nobre da Câmara de Castelo Branco acolheu, na passada quarta-feira, 20 de março, a assinatura de apresentação e assinatura de protocolos da Linha +Interior Turismo, Aviso Regenerar Territórios – Incêndios 2023. Cerimónia na qual foram foram assinados seis protocolos, dois deles no Distrito de Castelo Branco.
No início da sessão, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, destacou a importância da “valorização do território através da promoção turística”, para recordar que neste âmbito, e também no respeitante à Linha +Interior Turismo, a autarquia já assinou outro protocolo, respeitante ao Centro de Interpretação Mestre Templário Pedro Álvares Alvito, a instalar na Igreja de Santa Maria do Castelo.
Leopoldo Rodrigues acrescentou que também na área do Turismo, a Câmara vai instalar no antigo edifício da Guarda Nacional Republicana (GNR), na Rua Vaz Preto, o Museu da Cerâmica Manuel Cargaleiro.
No que respeita à Câmara de Castelo Branco, o protocolo assinado nesta cerimónia, no valor de 400 mil euros, para um investimento total de 451.680 euros, respeita à regeneração da Praia Fluvial de Almaceda e da sua envolvente, sendo que será recuperado um espaço devoluto, que será transformado num Centro de Apoio à Praia Fluvial. Para isso será recuperado um antigo lagar, do qual serão mantidos alguns equipamentos e que incluirá um pequeno bar. O projeto, que segundo foi adiantado, “está concluído e em condições para lançar a obra rapidamente”, terá também em consideração as acessibilidades para as pessoas com deficiência.
A Câmara de Proença-a-Nova foi a outra autarquia do Distrito que assinou num protocolo, neste caso referente à recuperação da Serra das Talhas, com a finalidade de reparar os danos causados pelo incêndio de agosto do ano passado. Para um investimento total de 444.247 euros o financiamento de 90 por cento corresponde a 399.882,30 euros.
A principais intervenções são a renovação do Parque de Caravanas de Chão do Galego; a reabilitação das pistas de Enduro e dos percursos pedestres, nomeadamente no que respeita à restauração dos trilhos danificados para promover atividades como caminhadas, ciclismo e BTT, incluindo a recolocação de apoios e sinalética; a recuperação da Via Ferrata e das vias de escalada, com a instalação de infraestrutura necessária para a prática de escalada e acesso à Torre de Vigia da Serra das Talhadas, incluindo painéis informativos e degraus; reparação do pavimento da via de acesso à Torre de Vigia para garantir a segurança dos visitantes que desejam desfrutar da vista panorâmica e instalação de casas de banho junto à Torre, de modo a atender às necessidades dos visitantes.
António Tavares