DE 3 A 5 DE MAIO, EM ALCAINS
HMB, Moonspell e Quim Barreiros animam Portugal Cheese Festival
O Portugal Cheese Festival, que decorrerá de 3 a 5 de maio, em Alcains, foi apresentado no Museu de Artes e Ofícios em Alcains, sendo de destacar que a mesa preparada para a conferência de Imprensa foi especialmente pensada para ser ilustrativa dos instrumentos próprios usados, desde tempos remotos, na prática queijeira da região e decorada com a folha da flor do cardo, que em breve embelezará os campos do Interior, usado para o coalho natural do leite.
A sessão contou com a presença da Vereadora Patrícia Coelho e do presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, que realçou que “é inegável que o queijo desempenha um papel importante, é uma região bastante caracterizada pela atividade pastoril e pecuária, pela indústria de lacticínios e, assim, pela produção de queijo, constituindo o festival internacional uma forte alavanca para dinamizar a economia e apresentar o queijo, a consumidores e produtores que desejem fixar-se por cá, associado a uma imagem de modernidade sem perder os valores intrínsecos das suas origens”.
Para apresentar o programa do próximo Portugal Cheese Festival estiveram a presidente da Junta de Alcains, Milena Santos; a diretora executiva da InovCluster, Christelle Domingos; e o diretor técnico-científico do CATAA, Christophe Espírito Santo.
À semelhança do ano passado, Alcains, que se mantém secularmente ligada à arte do saber-fazer e à feira do queijo organizada desde 2006, terá a exposição de representantes e produtores deste e de outros produtos endógenos, como enchidos locais, doces, mel, vinhos, licores, pão e bolos tradicionais.
Para além da gastronomia, artesanato e outros produtos característicos da região, realizar-se-ão showcookings, haverá um espaço infantil, concertos, animação e conferências sobre as componentes de inovação, conhecimento e experimentação, reunindo os setores conexos, que vão desde os animais, ao leite e à produção até ao consumidor.
No que respeita a animações paralelas, o programa começará dia 3 de maio, às 14 horas, com uma tarde dedicada aos mais jovens com a dinamização de um circuito À descoberta do Queijo. Deste circuito farão parte atividades como visita à quinta pedagógica, ordenha, tosquia, produção do queijo, prova cega, quiz e oficinas sobre a lã e o valor nutritivo do queijo.
As conferências terão lugar dia 4 de maio, a partir das 10 horas, numa iniciativa coordenada pelo InovCluster, CATAA e Ovibeira. Nesta componente serão apresentados vários casos práticos de sucesso e inspiração sob o mote Tendências & Inovações e contará ainda com um showcooking com o chef Júlio Vintém, que confecionará um prato de Borrego Merino da Beira Baixa. Referenciando ainda a ligação de Alcains ao setor, a tarde será dinamizada com a mesa redonda As memórias vivas da história do Queijo em Alcains.
Ainda nesse dia, pela manhã, a ALZINE organizará o habitual peddy papper e a Associação de Veteranos de Alcains organizará o passeio de bicicleta Volta das Damas. O espaço concertos será ainda dinamizado com atividades de miniténis, pela Alcatenis.
No último dia do evento, a 5 de maio, de manhã realizar-se-á a tradicional Rota das Leiteiras, organizada pela Associação Papa Léguas, e o Passeio de Motorizadas promovido pelo Motoclube Dogs Lands. Estando este dia marcado pela festividade do Dia da Mãe, será dinamizada pelo Museu do Canteiro e a Biblioteca de Alcains uma sessão de leitura alusiva à data, pelas 15 horas.
O programa de domingo à tarde inclui, ainda, um showcooking dinamizado pela Confraria do Laburdo e o Concurso de Queijo aberto a todos os produtores de Queijos da Beira Baixa com Denominação de Origem Protegida (DOP) e a todos os produtores de queijos nacionais e internacionais das restantes categorias a concurso. Para participarem, poderão inscrever-se até 23 de abril, em portugalcheesefestival.com. A concurso estarão as categorias Queijo de Mistura Curado; Queijo de Ovelha Curado; Queijo Inovação, Queijo da Beira Baixa DOP Amarelo; Queijo da Beira Baixa DOP Picante e Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco. Coordenado pelo Laboratório de Análise Sensorial do CATAA, o concurso englobará a apresentação dos resultados e a entrega de prémios.
O Portugal Cheese Festival contará ainda com um cartaz de animações, onde se destaca a Tuna do Pólo da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI), a nível de concertos, os HMB, dia 3 de maio; os Moonspell, dia 4 de maio; Quim Barreiros, dia 5 de maio.