Secretariado do Partido Socialista elogia contas de 2023 da Câmara
O Secretariado da Concelhia de Castelo Branco do Partido Socialista veio a público, através de André Bernardino, revelar “orgulho no trabalho e na estratégia do Município”, no que se refere à apresentação das contas de 2023 da Câmara de Castelo Branco.
Em conferência de Imprensa realizada na passada sexta-feira, 19 de abril, foi destacado que “a consolidação do trabalho deste executivo, assim como a progressiva aplicação das nossas prioridades está patente na mais alta taxa de execução orçamental do mandato, a mais alta desde 2019”.
O Secretariado realçou que “a aposta nas pessoas pode constatar-se, desde logo, nos 1.310.619 euros que o Município devolveu às pessoas em sede de IRS em 2023” , avançando que “foi uma diminuição considerável na receita do Município, mas representou um aumento da receita dos Albicastrenses”.
A isto acrescentou que “o Município desenvolveu esforços consideráveis no apoio à família noutros domínios. Entre outros, aumentou em 239 mil euros o apoio às refeições escolares, aumento em 301 mil euros o apoio às creches. No total, a despesa em apoios direcionados às famílias totalizou, em 2023, 1.211.204,61 euros. A estes acrescem 591 mil euros de despesa para assegurar a Escola a Tempo Inteiro, com as Atividades Extracurriculares (AEC) financiadas pela autarquia, assim como 786 mil euros, mais 140 mil do que em 2022, de despesa de transportes públicos, escolares e não escolares, com custo apoiado pelo Município”.
Tudo para concluir que “só nestes itens o Município apoiou o rendimento disponível da família em três milhões e 900 mil euros”.
Destacado foi também “o reforço de 340 mil euros de apoios às freguesias, totalizando quase dois milhões de euros, além do investimento direto do Município nas freguesias”.
Por outro lado, foi evidenciada “uma política de esforço para um pagamento célere a todos os fornecedores”, para ser avançado, mais à frente, que “conseguiu-se baixar o valor em dívida a fornecedores em mais de um milhão de euros durante 2023”.
Igualmente realçado foi que “conseguiu-se ver inscritos mais de 17 milhões de euros no quadro comunitário em vigor até 2027, sendo, destes, mais de 15 milhões de financiamento comunitário, mais do que no quadro comunitário anterior”, sendo que “estas verbas permitem financiar nos projetos estruturantes para Castelo Branco e alavancar o desenvolvimento económico e social do Concelho”.
AT