Consórcio de entidades do Pinhal Interior reúne em Oleiros
A Comissão Executiva do Instrumento Integrado de Base Territorial (IIBT) do Pinhal Interior reuniu em Oleiros, dia 20 de maio, no âmbito do contrato de consórcio assinado dia 30 de janeiro deste ano entre o Governo, as cinco comunidades intermunicipais (Região de Coimbra, Região de Leiria, Médio Tejo, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR).
Refira-se que alguns dos objetivos da criação do consórcio são combater os desafios destes territórios, nomeadamente o envelhecimento populacional, baixa competitividade e diversificação da estrutura económica, reduzida capacidade de fixação de talento e investimento e baixa oferta de serviços de interesse geral (SIG) aos residentes.
O plano de ação do consórcio contempla quatro pilares estratégicos, que são a Resiliência do Território, Coesão Territorial, Competitividade e Atratividade.
O incentivo previsto é de 127 milhões e 300 mil euros, dos quais 45 milhões são financiados pelo Programa Regional do Centro (Centro 2030), para aplicar a oito programas temáticos e 28 operações.