Ciência Viva no Laboratório de Robótica do Politécnico
O Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realizou a 18ª edição do estágio Construir Robôs Inteligentes. A atividade decorreu com o apoio da Ciência Viva, no âmbito do programa Ocupação Científica de Jovens nas Férias – Ciência Viva no Laboratório.
Na edição deste ano, participaram oito alunos do 9.º ao 12.º ano, oriundos de Castelo Branco, Braga, Porto e Oliveira de Azeméis, que esgotaram todas as vagas disponíveis.
O objetivo do estágio foi apresentar a robótica aos alunos do Ensino Secundário e abordar, de uma forma integrada, os conceitos de mecânica, eletrónica e programação, necessários ao desenvolvimento de robôs. Após uma breve introdução à robótica e às atividades de investigação e desenvolvimento em curso no Laboratório, os alunos aprenderam a desenhar, em AutoCAD, várias peças do robô e assistiram ao seu corte a laser nas oficinas da ESART Project Factory da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.
Posteriormente construíram os robôs móveis inteligentes, capazes de se mover de forma autónoma, desviando-se de obstáculos, e quando necessário comandados remotamente por telemóvel. Tanto os programas para o robô como para o telemóvel foram implementados pelos alunos, em Arduino e no MIT App Inventor, respetivamente. Estas experiências foram muito bem recebidas pelos estagiários, tendo sido uma novidade para todos.
O estágio teve a orientação do docente do Politécnico Paulo Gonçalves, do aluno da licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial António Alves, e do aluno Rodrigo Bernardo, que desenvolve a sua tese de doutoramento em Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, no Laboratório de Robótica do Politécnico.
No final da semana todos os quatro robôs funcionavam conforme o pretendido, movimentando-se no laboratório de forma autónoma.