Edição nº 1863 - 2 de outubro de 2024

Rosário Bello celebra 30 anos de carreira com exposição na Casa de Artes em Ródão

A artista plástica Rosário Bello comemora 30 anos de carreira com uma exposição retrospetiva da sua obra, que estará patente na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, a partir do próximo sábado, 5 de outubro, e que poderá ser visitada até ao final do ano.
Natural de Nisa, onde nasceu em 1972, Rosário Bello reside em Castelo Branco e mantém uma forte ligação ao Concelho de Vila Velha de Ródão, onde viveu entre os seis e os 22 anos e faz questão de celebrar os seus 30 anos de carreira com uma mostra, na qual apresenta telas, peças de cerâmica e instalações, que representam as várias vertentes em que tem expressado a sua arte.
Na exposição será ainda possível admirar a coleção Saias, na qual se incluem três peças dedicadas ao Concelho de Vila Velha de Ródão, e duas novas obras de arte concebidas especialmente para assinalar esta data e que serão apresentadas ao público pela primeira vez.
Artista plástica, ceramista, ilustradora, muralista, poetisa e professora, Rosário Bello tem um vasto currículo onde se inclui a participação em mais 180 exposições de pintura, a nível nacional e internacional. Entre estas, destacam-se mais de 20 exposições em Itália, no Centro di Aggregazione Culturale de Ragusa, uma delas com o apoio da Câmara de Vila Velha de Rodão.
Convidada a participar no Salão de Arte Contemporânea do Carrousel du Louvre, em Paris, um dos mais importantes certames europeus de arte, em 2019, 2020, 2021 e 2022, Rosário Bello foi também distinguida com certificados de mérito pelo Museu do Luxemburgo, pela qualidade do trabalho apresentado.
Ao nível da arte têxtil, a artista desenvolveu peças únicas com pintura à mão, que incluem criações para artistas nas mais diversas áreas e a participação na Covilhã Creative Week 2023, encontrando-se ainda representada com a sua arte e com vários murais e painéis em azulejo em diversas instituições e coleções particulares, a nível nacional e internacional.
Rosário Bello é também uma pintora de arte urbana, tendo já realizado murais nas freguesias de Ninho do Açor, Sobral do Campo, Lardosa, Vale da Torre, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Oledo.

02/10/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video