Edição nº 1864 - 9 de outubro de 2024

NA FÁBRICA DA CRIATIVIDADE
Sinfonieta apresenta programa da temporada 2024/2025

A Sinfonietta de Castelo Branco apresentou, dia 30 de setembro, na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, a programação para a temporada 2024/2025, denominada Temporada Album Castrum, que conta com o apoio da Câmara de Castelo Branco, da Républica Portuguesa – Cultura | Direção Geral das Artes e da Antena 2.
Esta temporada, que decorre e que arrancou dia 14 de setembro, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, com as Quatro Estações, de Vivaldi, recompostas por Max Richter e com João Mendes, violinista Albicastrense, como solista, traz muitas novidades.
Sendo já uma referência a nível nacional, a Sinfonietta de Castelo Branco apresenta uma programação com um elevado nível de excelência, cada vez mais diversificada e multifacetada. De destacar o ciclo solistas, o ciclo compositores, os concertos para famílias e concertos didáticos, as ações pedagógicas e o ciclo de música de câmara, este último, que decorre também em Vila de Velha de Ródão, inserido no Programa em Parceria Arte e Coesão Territorial, que conta também com o apoio da Direção Geral das Artes.
No decorrer da temporada, a Sinfonietta trará a Castelo Branco solistas convidados de renome nacional e internacional, como a soprano Rafaela Albuquerque, cantora na Ópera do Teatro de Roma; a pianista Diana Botelho Vieira; e o clarinetista, artista internacional e solista A da Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, Carlos Alves, entre outros. Fará ainda a estreia absoluta de seis obras de compositores portugueses, como Sérgio Azevedo e Telmo Marques, fomentando assim a criação de novo repertório e valorizando os trabalhos dos compositores nacionais. Uma destas estreias, será dedicada a Castelo Branco e será apresentada nas Comemorações do Dia da Cidade, com Carlos Alves, como solista. Será este um dos momentos altos da temporada, a par do concerto de Ano Novo 2025, onde será apresentada uma das obras-primas do repertório sinfónico, numa versão para orquestra mais reduzida, de Klaus Simon, a 4ª Sinfonia de Mahler. Este concerto conta com a soprano, Rafaela Albuquerque.
As novidades não ficam por aqui e a Sinfonietta de Castelo Branco organiza ainda uma masterclass de canto, orientado pela solista, nos dias 4 e 5 de janeiro, entre outras oficinas com diferentes temáticas.
De destacar, ainda, os concertos para famílias, inserido no Natal em Castelo Branco, e um concerto didático narrado e comentado, com a História do Soldado, de Igor Stravinsky.
Uma das inovações desta temporada são os guias de audição e as conversas com o público sobre o repertório, que decorrerão momentos antes do início de cada concerto e que têm como objetivo uma maior compreensão e conhecimento das obras e dos compositores por parte do público.
Alargar a área geográfica de concertos e apresentações, um pouco por todo o País e estrangeiro, é agora uma das principais metas da orquestra, assim como elevar cada vez mais a exigência, também como estratégia de promoção da cidade para o exterior.
Recorde-se que a Sinfonietta de Castelo Branco foi fundada em 2022 e tem como maestro titular e diretor artístico, o maestro Bruno Cândido.

09/10/2024
 

Em Agenda

 
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video