João Carlos Antunes
Apontamentos da Semana...
ACONTECEU NA PASSADA SEXTA-FEIRA, a quinta edição da gala da entrega dos Troféus Gazeta Atletismo, uma festa do atletismo regional, numa parceria entre o nosso jornal e a Associação de Atletismo de Castelo Branco. Desta vez foi a Covilhã que nos recebeu, um concelho onde o atletismo tem forte presença, com número muito significativo de atletas dos diversos escalões do Penta Clube da Covilhã a receber o troféu. Mas todos os atletas merecem uma saudação especial, alargada aos dirigentes dos clubes participantes nas provas a que o nosso jornal se orgulha de dar o nome.
Estiveram presentes muitos heróis. A começar pela equipa organizadora, chefiada por João Coelho, presidente da Associação de Atletismo de Castelo Branco, que continua, incansável e sempre com otimismo e entusiasmo, a sua imagem de marca, a dar sentido à prática de uma modalidade tão popular entre atletas de todas as idades e sexo.
Um desporto igualitário onde todos são heróis, que se superam todas as semanas em provas organizadas por associações e autarquias. Em ambiente de saudável competição, como não poderia deixar de ser, mas sempre com a amizade, a camaradagem, a alegria a marcar presença.
A resiliência, a capacidade de superação destes atletas, que não atira a toalha ao chão, com a meta à vista, também são inspiração para o nosso jornal, nos tempos difíceis que toda a Imprensa, desde há algum tempo, atravessa. O entusiasmo e a alegria destes atletas de todas as idades não nos deixa alternativa: o nosso jornal quer continuar a estar com eles, com muita satisfação e orgulho de ser o porta-voz dos seus sucessos.
Nesta casa dá-se um especial ênfase às coisas da cultura. Em todas as suas vertentes, também na cultura desportiva. Por isso, todas as semanas damos uma dúzia de linhas ao futebol, damos uma página a desportos como o judo, os jogos tradicionais... E, claro, ao atletismo. Porque para nós, muito mais importantes que os desportistas de bancada, são os praticantes.
E uma palavra de louvor à Câmara Municipal da Covilhã que deve sentir orgulho pelos tantos atletas que vivem no seu território. Acreditamos que está a criar todas as condições para melhorar ainda mais o acesso de todos os cidadãos do concelho a esta prática desportiva. Será um investimento com retorno. Estamos certos disso.
SEGUNDA-FEIRA, foi celebrado com pompa e circunstância, na Assembleia da República, o 25 de novembro. Podia ter sido numa data redonda, os cinquenta anos do acontecimento que estabilizou o rumo da revolução de abril. Mas isso só acontece em 2025. E a direita não podia esperar mais. Ela quer apropriar-se do 25 de novembro, parecendo querer recriar a História porque esquece que no episódio do 25 de novembro a extrema direita foi uma das derrotadas. Fez desaparecer, por inútil, o MDLP, o movimento extremista anti-25 de Abril mais ativo, de que era um destacável membro o atual deputado do Chega, Diogo Pacheco de Amorim. A direita quer apropriar-se de um episódio que contribuiu para consolidação a democracia e que deve muito a Mário Soares, ao PS e ao Grupo dos Nove, grupo de militares do MFA de tendência moderada, liderados por Melo Antunes e que incluía nomes como o de Vasco Lourenço, Vítor Alves e Ramalho Eanes. Foi um momento importante na consolidação da nossa democracia, mas que não pode fazer esquecer, ao contrário do que alguns destes partidos populistas desejam, o momento criador da Democracia, da Liberdade e Direitos de todos os portugueses, o 25 de Abril.