NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DA COVILHÃ
Alma Azul homenageia António Alçada Baptista
A Alma Azul, para homenagear o trabalho editorial que António Alçada Baptista desenvolveu na Moraes Editores, organiza, no próximo sábado, 7 de dezembro, a partir das 15 horas, na Biblioteca Municipal da Covilhã, um encontro reúne família, amigos e admiradores do trabalho do escritor.
Recorde-se António Alçada Baptista nasceu na Covilhã, a 29 de janeiro de 1927, e faleceu em Lisboa, a 7 de dezembro de 2008.
No último número do Jornal de Letras, Guilherme d’Oliveira Martins recorda a importância de O Tempo e o Modo - Revista de Pensamento e Ação, editada pela Moraes Editores, a partir de janeiro de 1963, e que teve como primeiro diretor António Alçada Baptista.
O Tempo e o Modo marca a divulgação do pensamento político e cultural em Portugal nos anos sessenta do século XX, como um espaço de liberdade e debate de ideias, numa clara oposição à ditadura do Estado Novo.
A revista publicou nomes como Pedro Tamen, João Bénard da Costa, que também ocupou o cargo de diretor, Nuno Bragança, Mário Soares, José Cardoso Pires ou Medeiros Ferreira, entre muitos outros.
Guilherme d’Oliveira Martins será um dos amigos que no próximo sábado darão o seu testemunho pessoal sobre António Alçada Baptista, mas a sessão contará também com a presença da professora Maria Fernanda de Abreu, da Universidade Nova de Lisboa, além de outros amigos e membros da família Alçada Batista.
Como a sessão encerra o 25.º aniversário da Alma Azul, a produtora de atividades literárias convidou alguns dos seus colaboradores para a leitura de poemas de autores editados na Moraes, na sua histórica coleção Círculo de Poesia.
Estarão presentes leitores de Castelos Branco, Aranhas, São Vicente da Beira, Tortosendo, Fundão, Alcains e Guarda.
A Biblioteca Municipal da Covilhã organiza ainda no seu espaço uma exposição bibliográfica com títulos editados pela Moraes Editores.