Edição nº 1873 - 11 de dezembro de 2024

Condutor de pesado detido por usar cartão tacográfico alheio

O Comando Territorial de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Trânsito de Castelo Branco, deteve, dia 4 de dezembro, um homem, de 40 anos, por uso de documento de identificação alheio no tacógrafo, no Concelho de Vila Velha de Ródão.
No seguimento de uma ação de patrulhamento rodoviário, os militares da GNR abordaram um veículo pesado de mercadorias, conduzido pelo detido. Durante a fiscalização, foi analisado o tacógrafo, onde se verificou que o homem estava a utilizar o cartão tacográfico de outro condutor, o que lhe permitia ultrapassar os limites legais de tempo de condução. O arguido alternava o seu cartão pessoal com o de outro condutor, o que possibilitava a continuidade da condução sem respeitar os períodos obrigatórios de descanso, estabelecidos por lei.
A GRN salienta que “esta prática além de contrariar as normas de segurança rodoviária visava aumentar a produtividade da empresa, ao mesmo tempo que burlava a fiscalização”.
Devido à infração foi apreendido o cartão tacográfico utilizado de forma indevida
O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.

11/12/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 12
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video