Edição nº 1875 - 25 de dezembro de 2024

NA SESSÃO PÚBLICA DA CÂMARA
Conselho Municipal de Segurança está empossado

O Conselho Municipal de Segurança de Castelo Branco foi empossado na sessão pública da Câmara de Castelo Branco realizada na passada sexta-feira, 20 de dezembro.
Um ato que contou com a contestação de Jorge Pio, do SEMPRE – Movimento Independente, ao afirmar que no respeitante “à tomada de posse, não compreendemos o enquadramento de ser antes da ordem do dia da reunião do executivo”. Jorge Pio acrescentou que “por respeito pelo órgão, devia ser um ponto da ordem de trabalhos, ou noutro momento, mas não antes da ordem do dia”.
Na resposta, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, afirmou que “era necessário dar posse e tem de ser numa sessão pública do executivo”, pelo que “entendemos que devia ser antes do início do período de antes da ordem do dia” e assegurou que “não tiramos dignidade à tomada de posse”.
Na mesma sessão Jorge Pio apresentou uma moção com vista a ser criado um regulamento municipal específico, no que respeita aos apoios às instituições particulares de solidariedade social (IPSS)”.
Apresentação em relação à qual Leopoldo Rodrigues recordou que “o regulamento de apoio ao associativismo inclui o apoio às IPSS”.
A moção acabou por ser rejeitada com três votos contra do Partido Socialista (PS), três votos a favor do SEMPRE e a abstenção do Partido Social Democrata/Centro Democrático Social – Partido Popular/Partido Popular Monárquico (PSD/CDS-PP/PPM).
A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) também esteve no centro das atenções, com Luís Correia, do SEMPRE, a alertar para “as alterações profundas dos limites das aldeias, vilas e cidade”, para considerar importante “uma conversa com os presidentes das juntas de freguesia, porque percebemos que não há a perceção dessas alterações profundas de limites. Assim, proponho uma reunião com técnicos, para explicar o que está previsto nessas alterações aos limites urbanos”.
Questão que Leopoldo Rodrigues garantiu que está assegurada, uma vez que a 7 de janeiro se realizará uma reunião com os presidentes de junta de freguesia e outra com a população, para explicar tudo.
António Tavares

24/12/2024
 

Em Agenda

 
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video