TRANSPORTE PÚBLICO FLEXÍVEL
Proença avança com projeto piloto
A Câmara de Proença-a-Nova acaba de lançar um projeto piloto de Transporte Público Flexível (TPF), que tem como objetivo responder às necessidades de mobilidade da população, especialmente em zonas com menor cobertura de transportes públicos regulares.
Este projeto, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), abrange os concelhos de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e terá a duração de seis meses, com o objetivo de, no próximo ano, ser alargado a todo o território destes municípios com novos itinerários.
O TPF funciona mediante reserva antecipada, permitindo aos passageiros planear as suas deslocações de forma conveniente e eficiente. As reservas podem ser efetuadas através em https://flexivel.cimbb.pt/ ou por chamada gratuita para o número 800502502, nos dias úteis das nove horas às 12h30 e das 14 às 15 horas, sempre no dia anterior ao da viagem. Após recolha das solicitações, o Centro de Operações e Reservas organiza o itinerário e informa os utilizadores, até às 17h30 do mesmo dia, sobre o horário previsto para a sua deslocação.
Este projeto piloto abrangerá um eixo estratégico de transporte, ligando Catraia Cimeira a Fratel, com passagem por diversas localidades dos concelhos de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
No Concelho de Proença-a-Nova o TPF contempla Catraia Cimeira, Chão Redondo, Chão do Galego, Montes da Senhora, Penafalcão, Fróia, Oliveiras, Casa Nova, Sobreira Formosa, Pucariço, Vale d’Urso, Vale Porco, Casais, Proença-a-Nova, Montinho, Proença-a-Nova – Zona Industrial, Moita do Santo, Moita do Pinheiro, Espinho Pequeno, Vale Clérigo, Pedra do Altar, Junceira, Vale da Mua e Peral.
Já no Concelho de Vila Velha de Ródão contempla Perdigão, Vale da Figueira, Marmelal, Vilar do Boi, Peroledo e Fratel.
O principal objetivo do TPF é colmatar lacunas da rede regular de transportes públicos, garantindo melhores ligações ao serviço expresso em Fratel. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, com partidas de Catraia Cimeira para Fratel às 8h15 e viagens de regresso às 18h30. Aos domingos, haverá uma ligação adicional às 14 horas.
Dado o propósito do serviço, as reservas devem incluir, preferencialmente, a paragem de expresso em Fratel como origem ou destino. No caso de pedidos de viagem que não cumpram esse critério, a sua realização ficará sujeita à disponibilidade de lugares.