Edição nº 1894 - 7 de maio de 2025

A ACONTECER DIAS 21, 22 E 23 DE MAIO
Alma Azul procura leitores para o Festival A Língua Toda

A Alma Azul está a procurar leitores para a criação de uma comunidade que dará voz a textos de Daniel Filipe, Raduan Nassar e Adélia Prado, nos próximos dias 21, 22 e 23 de maio, no Cine-Teatro Avenida, durante o Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2025 que regressa a Castelo Branco.
Leitores, com a idade mínima de 16 anos, podem inscrever-se até dia 11 de maio, na morada eletrónica da produtora de atividades literárias, com sede em Alcains, Alma Azul, para a leitura do longo poema A Invenção do Amor, de Daniel Filipe que nasceu na Boa Vista, em Cabo Verde, e de quem se assinala este ano o centenário (1925-2025), na inauguração do Festival, às 18 horas, do dia 21 de maio.
No dia 22, também às 18 horas, as leituras organizam-se em redor do Brasileiro Raduan Nassar, Prémio Camões 2016, autor que após a edição de três livros abandonou a vida literária, não sem antes escrever um conto, publicado em Menina a Caminho, onde explica a sua radical opção.
No terceiro e último dia do Festival A Língua Toda 2025, sexta-feira, dia 23, que será dedicado a Clarice Lispector, a Comunidade Leitores lerá uma seleção de poemas do livro Com Licença Poética, da atual detentora do Prémio Camões, Adélia Prado, dando desta forma a conhecer a obra da autora Brasileira que completará, no mês de dezembro, 90 anos.
A criação da Comunidade de Leitores - A Língua Toda 2025 pretende divulgar textos que revelem a diversidade da Língua Portuguesa ao seu mais alto nível, mas também juntar vozes que nas suas diferenças etárias, de género ou nacionalidade, se disponibilizam para uma oferta de leituras no Festival A Língua Toda 2025, mostrando a dimensão universal de uma língua espalhada pelo Mundo.
O Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2025 é uma coprodução da Alma Azul com a Câmara de Castelo Branco, e conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).
Tem como convidados Patrícia Portela, José Manuel Castanheira, Jaime Rocha, Paulo Campos dos Reis, Carlos Mendes de Sousa e Maria Emília Castanheira, entre outros.
Do programa destaca-se o centenário de José Cardoso Pires, uma homenagem a Alberto Pimenta, e a abordagem desse mito literário que é Clarice Lispector, através do aprofundamento literário e cultural da sua Obra.
O Festival encerrará no dia 23, sexta-feira, às 21h30 horas, com a projeção do filme de Luiz Fernando Carvalho, A Paixão Segundo G. H., numa adaptação do romance de Clarice Lispector.
O filme terá entrada gratuita, como todas as sessões do Festival A Língua Toda 2025.

07/05/2025
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video