Edição nº 1897 - 28 de maio de 2025

Proença recebe o arranque do 45.º Grande Prémio Abimota

O concelho de Proença-a-Nova será novamente palco do 45.º Grande Prémio ABIMOTA, no próximo dia 30 de maio, sexta-feira, que este ano acolhe o arranque a primeira etapa da prova.
O pelotão irá percorrer 186 km entre Proença-a-Nova e Anadia, atravessando os concelhos de Proença-a-Nova, Sertã, Pedrogão Grande, Castanheira de Pera, Lousã, Vila Nova de Poiares, Penacova, Mortágua, Mealhada e Anadia. A partida simbólica será no Parque Urbano Comendador João Martins, às 12h30 horas, seguindo em direção à Rua Ezequiel Lopes Ribeiro (a rua do viaduto do Parque Urbano), seguindo depois para a Rua de Santa Cruz em direção à Rua da Sertã, até chegar à EN241 em direção a Cimadas-Vergão, depois Maljoga, até entrar no concelho da Sertã.
João Lobo, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, destaca o facto de o concelho receber esta iniciativa desportiva há vários anos consecutivos, assim como as condições naturais do território que “criam condições ímpares para a prática de vários desportos, do BTT ao todo o terreno, da escalada ao pedestrianismo, do trail running à orientação, entre muitos outros. No caso do ciclismo de estrada, de que o Grande Prémio Abimota é um excelente exemplo, os atletas encontram no nosso território percursos com diferentes graus de dificuldade. Em comum, a envolvente natural, a floresta que nos caracteriza e que sempre nos potencia enquanto território”.
Com um total de 478 km, esta prova de ciclismo terminará em Águeda a 1 de junho. Este ano, a competição integra 120 corredores distribuídos por 16 equipas (13 portuguesas e 3 espanholas) nas categorias Elite e Sub-23 que se preparam para disputar as oito camisolas da prova. Esta é a segunda corrida mais antiga de Portugal, em provas por etapas e a única no País com oito camisolas em disputa, não existindo outra prova de ciclismo de estrada com um número de camisolas igual ou superior em competição.

28/05/2025
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video