Menina dos Medos inaugurada em Sobral Fernando
A menina dos medos, da autoria do escritório Mag, do Porto, foi inaugurada a 5 de junho, em Sobral Fernando, no âmbito do festival Experimenta Paisagem, que marcou também o início do roteiro Linhas de Água e contou com o investimento da Câmara de Proença-a-Nova e a colaboração da Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando. A obra escultórica é uma obra figurativa em alumínio instalada no Escalão, um penedo localizado entre a encosta da aldeia e as Portas de Almourão, junto ao Rio Ocreza, e representa uma “reapropriação do lugar pelos seus habitantes e pelos que exploram a região, através da perceção da delicadeza na desordem, da escala humana no excesso das memórias geológicas”, de acordo com a descrição do escritório MAG.
Para o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, “desde há vários anos que o Município se encontra a enriquecer o Roteiro das Artes no Concelho, com obras de arte pública dispersas por vários pontos”.
Neste festival participam os municípios fundadores do Cortiçada Art Fest, que são Proença-a-Nova, Oleiros e Sertã, e escritório do Porto MAG - Marques de Aguiar, que em conjunto têm vindo a promover a expansão e internacionalização deste destino de arte na paisagem com a criação dos Roteiros de Arte Experimenta Paisagem.
João Lobo realça que “este festival Experimenta Paisagem, no qual Proença-a-Nova integra com Oleiros e Sertã, faz parte de uma estratégia estruturante e fundamental do trabalho em rede com os outros municípios do Pinhal Interior, com a criação de redes de escala e visibilidade nacional e internacional”, referindo que esta obra, assim como a Magma Cellar que é inaugurada no próximo sábado, 19 de junho, em Cunqueiros, e que integram este projeto, “convergem com a intensa dinâmica das Associações locais, da Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando e da Associação Cultural e Recreativa de Cunqueiros”.
Marta Aguiar, uma das autoras da obra explica que “este projeto que hoje inauguramos faz parte de uma longa história que começou em 2018, quando atravessei o Concelho e essa viagem deu o mote ao festival Experimenta Paisagem – Arte na Paisagem que se quer seja um sinal transformador do território. É este o nosso foco”. Sobre a escultura, Marta Aguiar acrescenta que “aqui, no Sobral Fernando, tudo fluiu e foi tudo fácil. Passamos aqui um dia e encontramos pessoas com vontade de dar valor estético ao seu território. Ouvimos contar histórias perto da água, da barca e soubemos logo que tínhamos que ir para a beira rio. Depois tudo convergiu com a paisagem e riqueza geológica, as marcas da atividade humana e todos os aspetos nos fizeram convergir para um toque de delicadeza e de humanidade desta vontade de transformar. E a menina representa essa forma de contrariar de forma delicada. É uma âncora entre a arte a natureza”, conclui.
O evento começou com a projeção do vídeo Meninas dos Tempos, sobre quatro gerações de mulheres do Sobral Fernando em que, como refere o programa, “jovens e mais velhas partilham um entendimento geral de melhoramento da aldeia a partir dos valores estéticos”. Os participantes foram convidados para um passeio pelo Trilho da Menina dos Medos, um trilho centenário recuperado pela Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando, em que surge o tempo das palavras, com histórias dos lugares das pessoas do Sobral Fernando em lugares simbólicos desta comunidade. O trilho culminou na exposição Deste Lugar, da artista Helena Fernandes, com o cenário das Portas do Almourão como pano de fundo.