POLITÉCNICO ACOLHE
I Fórum Bauhaus4EU
Castelo Branco recebe, entre esta quarta e sexta-feira, 11 a 13 de junho, o I Fórum Bauhaus4EU, que reúne representantes das 10 instituições de Ensino Superior que compõem a aliança europeia BAUHAUS4EU. O encontro tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional e promover o desenvolvimento sustentável, inclusivo e esteticamente apelativo nas regiões europeias, alinhando-se com os princípios da iniciativa da Comissão Europeia New European Bauhaus.
Organizado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), o evento contará com uma programação diversificada, distribuída por diferentes escolas do Politécnico.
Estra quarta-feira, 11 de junho, no período da manhã e após a sessão de abertura, decorrerá a apresentação institucional do projeto BAUHAUS4EU, seguido das sessões temáticas, com temas ligados ao território e ao tecido empresarial da região, com a presença e dinamização da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB). Ao final da manhã, será apresentado, aos parceiros europeus, o projeto Castelo Branco - Unesco Creative Cities Network, da Câmara de Castelo Branco.
No período da tarde decorrerão as oficinas temáticas que têm como objetivo debater e angariar contributos dos parceiros regionais face às necessidades do território, que decorrem em paralelo com a reunião dos presidentes e os reitores das instituições de Ensino Superior europeias da aliança.
Quinta-feira, 12 de junho, na Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco, o foco serão as universidades europeias, com rondas de apresentação de EU Benchmarking, bem como a dinamização de quatro mesas redondas sobre áreas chave, como a gestão, a comunicação, a oferta educativa e a ligação ao território.
O último dia, sexta-feira, 13 de junho, será dedicado a reuniões bilaterais de trabalho entre os coordenadores dos Work Packages (WPs), bem como às reuniões do conselho de estudantes, do conselho administrativo, do conselho de doutorandos e do conselho académico, encerrando com um encontro dos coordenadores de projeto.
O programa do Fórum incluirá, para além das atividades de trabalho colaborativo, iniciativas culturais e de integração, tais como o sunset de boas vindas, a prova de produtos regionais e uma visita ao território.
Para Ana Vaz Ferreira, coordenadora do projeto BAUHAUS4EU no Politécnico e vice-presidente da instituição, “esta iniciativa é uma oportunidade única para mostrarmos a nossa região e o que fazemos de melhor aos nossos parceiros, além de permitir auscultar os agentes regionais no sentido de encontrar linhas de ação comuns que valorizem o nosso território e as empresas. Da mesma forma, os fóruns de discussão permitirão recolher os contributos necessários para o desenho de novas ofertas formativas, expectativas sobre a mais-valia que a universidade europeia poderá trazer em termos de inovação e desenvolvimento da região”.
Recorde-se que a BAUHAUS4EU é uma aliança composta por 10 instituições de Ensino Superior europeias, incluindo a Bauhaus-Universität Weimar, da Alemanha; o Blekinge Institute of Technology, da Suécia; a Polis University, da Albânia; a University of Architecture Civil Engineering and Geodesy, da Bulgária; a Università degli Studi di Bergamo, de Itália; a University of Economics in Katowice, da Polónia; a University of Macedonia, da Grécia; a Université Lumière Lyon 2, da França; a Université de Picardie Jules Verne, da França; e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB); de Portugal. Juntas, estas instituições representam um universo de 124 mil estudantes e 10 mil colaboradores, colaborando estreitamente em diversos formatos inovadores de cooperação para moldar o futuro do ensino, aprendizagem, investigação e inovação.