João Carlos Antunes
Apontamentos da Semana...
SE UM MARCIANO aterrasse por estes dias em Portugal, iria certamente considerar que o único ou pelo menos o maior dos problemas desta terra seriam os imigrantes. Apesar das aberturas diárias de telejornais a anunciar fecho de urgências de obstetrícia e ginecologia, a sugerir que este país não é para grávidas. Apesar das manifestações pelo direito à habitação, própria ou arrendada, nas duas maiores cidades, a lembrar que não existem habitações suficientes e, quando é assim, as leis de mercado são impiedosas…
Mas o que o nosso marciano concluiria é que saúde e habitação devem ser problemas menores e de fácil resolução, porque sobre eles nem uma palavra dos responsáveis políticos da governação deste país à beira mar plantado. Já sobre imigração e questões de nacionalidade… há reuniões de Conselho de Ministros e sucedem-se resoluções anunciadas aos quatro ventos, por governantes e políticos de dois partidos que parecem estar cada vez mais próximos. E esse é sim, um problema. Porque pode condicionar o nosso futuro próximo e distante.
Na ânsia de conquistar o espaço eleitoral do partido de extrema direita, um partido de matriz social democrata e humanista toma como suas, as bandeiras populistas e extremistas. Um dia vão descobrir aquilo que muitos militantes já sabem e contestam. Que a imitação é sempre pior que o original, que este caminho serve para legitimar e dar ainda mais força ao partido que assim se julga fazer diminuir.
GOSTO DE ESCREVER sobre coisas agradáveis, em especial as que se referem à nossa região. Refiro-me ao que, numa recente edição do semanário Expresso, se escreve sobre Vila Velha de Ródão. O conteúdo não é novidade, até já tem sido notícia no nosso jornal, mas o Expresso dá-lhe um especial destaque. A vila que durante 25 anos foi o concelho mais envelhecido do País, inverteu a tendência: a população aumentou, os novos moradores são casais jovens em idade fértil e assim, as crianças passaram de cinco para 10 por cento da população. A antiga escola primária foi recuperada e é agora uma creche. E, pela primeira vez, Vila Velha de Ródão vai ter Ensino Secundário. Este movimento de rejuvenescimento também acontece nas freguesias do Concelho, tanto que o minibus que bastava para o transporte escolar das crianças, teve de ser substituído por um autocarro a sério.
Tudo isto acontece, porque a política de atratividade da Câmara está a dar frutos. Jovens que deixam o Litoral e aqui encontram a qualidade de vida e os apoios que são um estímulo a criar família; imigrantes que aqui encontram trabalho e uma comunidade amigável onde os filhos podem crescer em segurança. Por tudo isto, os dois mandatos de Luís Pereira à frente da autarquia deixam frutos e um futuro sustentado no crescimento económico e nas pessoas.