Edição nº 1904 - 16 de julho de 2025

EM COMPETIÇÕES NA MAIA, TOMAR E LINDESBERG, NA SUÉCIA
Escola de Judo Ana Hormigo conquista 11 medalhas

O Grand Slam de Jiu Jitsu 2025 que decorreu em Pedrouços, na Maia, no passado sábado, dia 12 de julho, contou com a presença de 4 atletas do núcleo de Jiu Jitsu da Escola de Judo Ana Hormigo – AEJAH Jujitsu Team Gracie Lisboa.
O juvenil Ângelo Magalhães mais uma vez demonstrou que está em grande forma conquistando, novamente, o ouro, desta vez na categoria 56,5 kg, categoria acima da habitual. Esta época já conta no seu currículo com 3 ouros em três competições consecutivas.
O atleta master Gihad Arruda trouxe também o ouro também na sua categoria pluma na categoria – 64 kg, enquanto Mariana Serafim arrecadou a medalha de bronze na categoria – 63,5 kg. André Hormigo, na categoria -70 kg, apesar de um bom combate disputado, não conseguiu avançar na competição.
O próximo desafio dos atletas será o Lisbon International Open 2025 em outubro, organizado pela International Brazilian Jiu Jitsu Federation, prova de apuramento para o Campeonato do Mundo.

Judocas conquistam ouro e prata no Campeonato
da Europa Judown
O dia 12 de julho fica marcado pela conquista de dois títulos europeus alcançados pelos judocas albicastrenses Diogo Côrte (-73 kg, Mosaico) e Cláudia Gaspar (-57 kg, síndrome de Down), os quais se sagraram Campeões da Europa Judown em Lindesberg, Suécia.
Ambos atletas da Escola de Judo Ana Hormigo e utentes da APPACDM de Castelo Branco participaram nesta 5ª edição do Campeonato da Europa para pessoas com Síndrome Down. Esta competição organizada pela SUDS (Sports Union for Athletes with Down Syndrome), decorreu de 10 a 13 de julho, acolhendo a prova individual e a prova por equipas.
A representar a seleção nacional da ANDDI-Portugal, os dois atletas obtiveram os dois ouros entre os cinco ouros conquistados pela comitiva portuguesa, demonstrando grande atitude e espírito competitivo. Para além de terem vencido os combates das suas categorias individuais, Cláudia e Diogo alinharam ainda na competição por equipas onde derrotaram a Finlândia e a Polónia na poule, a equipa das Balcãs (Croácia e Bulgária) na meia-final, tendo apenas cedido frente à Turquia por 5-2, na final. Trazem assim da Suécia a medalha de ouro individual e a medalha de prata por equipas.
Este resultado coletivo evidencia a evolução do judo adaptado em Portugal e o trabalho desenvolvido tanto no clube como na seleção de judo adaptado. A treinadora destes atletas, Sofia Côrte, a qual integrou a equipa técnica desta comitiva, manifestou grande satisfação pelos excelentes resultados alcançados.
“Este é o reflexo de um trabalho feito com o coração, por uma equipa que, apesar de atuar em moldes não profissionais, tem elevado o nome do concelho de Castelo Branco a nível internacional”, reforça Ana Hormigo.

Judocas albicastrenses
arrecadam 5 medalhas
nos Opens Internacionais em Tomar
A cidade templária, Tomar, recebeu nos dias 12 e 13 de julho dois Opens Internacionais para juniores (sub21) e cadetes (sub 18) que contou com mais de duas centenas de atletas oriundos de Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Suíça.
A Escola de Judo Ana Hormigo participou com 5 atletas, 1 júnior, Mariana Dias, no sábado, na primeira edição do Open Internacional Patrícia Sampaio, e no domingo, 4 cadetes, Beatriz Barata, Beatriz Grecu, Ema Lourenço e Martim Louro, no XI open Internacional de Cadetes.
A júnior Mariana Dias, brilhou ao conquistar o 2.º lugar na categoria -52kg, vencendo todos os combates pela pontuação máxima, até chegar à final. Na final, defrontou uma judoca do Clube da Alta de Lisboa, num combate que viria a ceder e a arrecadar a medalha de prata.
Os cadetes obtiveram uma prestação bastante positiva ao subirem todos ao pódio para arrecadar as medalhas de bronze. Martim Louro e Beatriz Grecu, nas categorias -66kg e 52 kg, respetivamente, conseguiram alcançar as meias-finais, mesmo cedendo nessa fase, venceram sempre as disputas de bronze. De destacar que os judocas foram às categorias acima das habituais, demonstrando muita determinação, tendo estado integrados nos trabalhos da Seleção nacional em Lisboa, nos dias anteriores. As judocas Ema Lourenço na categoria +70 kg e Beatriz Barata na categoria – 48kg também demonstraram muita atitude durante a competição, alcançando também o 3.º lugar nas lutas disputadas nas suas poules.
As competições foram realizadas no Pavilhão Municipal Patrícia Sampaio, cidade berço da judoca medalhada em Paris 2024.

16/07/2025
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video