IDANHA-A-NOVA
PJ faz detenções e apreende droga no Boom Festival
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, com a colaboração das equipas cinotécnicas da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coimbra e de Oliveira do Hospital, realizou a operação Magic Farms, para cumprimento de quatro mandados de busca domiciliárias e oito não domiciliárias, e que culminou com a detenção de dois suspeitos, com 29 e 39 anos, fortemente indiciados pela prática reiterada do crime de tráfico de estupefacientes.
No decurso da operação, foram apreendidos mais de 12 tipos diferentes de droga, substâncias origem natural e sintética, entre as quais cocaína, ketamina, MDMA, DMT, 2C-B, 3-MMC, centenas de comprimidos de ecstasy, canábis em resina (pólen), folhas de canábis (liamba), cogumelos alucinogénios e cerca de 600 selos de LSD.
Além de uma plantação de canábis, os suspeitos cultivavam na sua propriedade, localizada num local ermo e de difícil acesso, no Concelho de Oliveira do Hospital, catos, dos quais extraíam de forma artesanal, mas em quantidades significativas, uma substância denominada mescalina.
Esta substância tem efeitos semelhantes aos produzidos pelos psicadélicos clássicos, como LSD, que, após preparação, era colocada no mercado em forma de folhas secas e pó, ou cozinhada até obter um ponto rebuçado.
A investigação da Judiciária permitiu recolher fortes indícios de tratar-se de um grupo organizado, com cariz internacional, já com antecedentes que, em comunhão de esforços, se dedicam exclusivamente ao cultivo, preparação e venda de uma elevada variedade de produtos estupefacientes a revendedores e consumidores.
Resulta da investigação que grande parte destas drogas se destinavam a ser comercializadas por um dos detidos no Boom Festival 2025, em Idanha-a-Nova.
Também a PJ, mas através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, em articulação com a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico e Estupefacientes e a Diretoria do Centro, deteve, na passada sexta-feira, 18 de julho, em flagrante delito, dois homens e duas mulheres pela presumível autoria de crimes de tráfico de droga, quando efetuavam vendas de estupefacientes no Boom festival 2025, em Idanha-a-Nova.
Os quatro detidos, com 37, 36, 28 e 23 anos, todos cidadãos estrangeiros, encontravam-se a vender diversos estupefacientes, sendo apreendidas 354 pastilhas de MDMA; 53 gramas de MDMA em pó; 31 gramas de DMT (mistura de espécies vegetais); 18 vapers contendo DMT (e cinco aparelhos para fumar); 325 micro selos impregnados de LSD; 69 pirâmides impregnadas de LSD; 750 microgramas de LSD líquido; 135 pastilhas contendo 2CB; 63 gramas de ketamina, 54 cogumelos alucinogénios; mescalina e mais de 10 mil euros em dinheiro proveniente das vendas.
Os inquéritos são titulados pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Castelo Branco.
Já no passado sábado, 19 de julho, a PJ deteve três cidadãos estrangeiros, de 32, 39 e 52 anos, pela presumível autoria de crimes de tráfico de estupefacientes, também quando efetuavam vendas de estupefacientes a participantes no Boom Festival 2025.
Foram apreendidas 34 pastilhas de MDMA; 43 gramas de MDMA em pó; 30 micro selos impregnados de LSD; 200 microgramas de LSD líquido; dois mil cogumelos alucinogénios; e 11 mil euros em dinheiro proveniente das vendas.
A operação foi liderada pelo Departamento de Investigação Criminal da Guarda em articulação com a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, a Diretoria do Centro e o Laboratório de Polícia Científica.
Também neste caso os inquéritos são titulados pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Castelo Branco.