António Tavares
		Editorial
		O Dia dos Avós é comemorado no próximo sábado, 26 de julho, com a finalidade de destacar o papel dos avós no contexto familiar.
Uma curiosidade deste dia é que a sua origem é portuguesa. Ou seja, o Dia dos Avós é comemorado, porque Ana Elisa Couto, conhecida como Dona Aninhas, natural de Penafiel e com seis netos considerou que os avós deviam ter um dia para os homenagear. Assim, ao longo que quase 20 anos lutou para que o Dia dos Avós fosse criado o que acabou por conseguir, quando a data foi instituída pela Assembleia da República, em 2003, com a efeméride a ter lugar a 26 de julho, tendo em consideração São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Desde então o Dia dos Avós é comemorado, com os avós e receberem dos netos prendas, mas, principalmente, palavras de carinho e de gratidão, que além de demonstrarem o reconhecimento daquilo que os avós fazem pelos netos, é também um passo importante no convívio e na ligação de laços entre gerações.
Afinal, numa sociedade que vive a alta velocidade e em que o tempo é escasso, são muitas vezes os avós que cuidam dos netos, numa ajuda imprescindível aos filhos. Ou seja, tornam-se num elemento fundamental na estrutura familiar.
Isto, sem esquecer que como refere a sabedoria popular, os avós são pais duas vezes.