Associação de Apoio Quatro Corações faz balanço positivo do Festival Mais Solidário
A Associação de Apoio Quatro Corações afirma, em comunicado, que “conclui com profundo orgulho e gratidão mais uma edição do Festival Mais Solidário, que decorreu entre os dias 1 e 3 de agosto, em Castelo Branco”, realçando que “apesar de se tratar de um ano particularmente atípico e desafiante, o evento revelou-se um sucesso notável, graças ao esforço conjunto de toda a comunidade, parceiros, patrocinadores e voluntários envolvidos”.
O Festival, que tem como missão apoiar causas sociais e promover o desenvolvimento da região do Interior do País, permitiu à Associação “financiar cinco meses de atividade, assegurando a continuidade do seu trabalho junto dos que mais precisam”. Entre os principais resultados alcançados é destacada “a presença de mais de 25 mil visitantes ao longo dos três dias do evento; o contributo de 350 voluntários, que dedicaram, no total, mais de 7.350 horas ao festival; o envolvimento de cerca de 150 empresas, a entrega de oito mil euros a 25 Associações locais, reforçando o compromisso solidário com o tecido associativo da região; um impacto socioeconómico estimado em mais de um milhão e 800 mil euros na região, refletindo o alcance e importância do evento não só em termos solidários, mas também em termos de dinamização económica e cultural”.
É ainda afirmado que o Festival Mais Solidário de 2025 “foi também um espaço privilegiado de promoção da cultura e da identidade do Interior, com momentos de grande simbolismo e envolvimento emocional. Um dos pontos altos foi a realização da Festa do Emigrante, transmitida em direto pela TVI, durante quatro horas na tarde de sábado (2 de agosto), num claro reconhecimento da relevância do evento a nível nacional e internacional”. Por outro é destacado que “este momento especial celebrou os nossos emigrantes, aqueles que, mesmo longe, mantêm viva a ligação às suas raízes e, contou com uma forte adesão popular, traduzindo-se num verdadeiro tributo à diáspora portuguesa. A presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, conferiu ainda maior relevância institucional ao evento, reforçando a importância do trabalho realizado em prol da coesão social e territorial”.