Edição nº 1908 - 20 de agosto de 2025

DIREÇÃO PRESIDIDA POR PATRÍCIA COELHO
InovCluster tem novos órgãos sociais

A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro deu início a um novo ciclo de liderança para o quadriénio 2025-2028, com a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais, realizada na Incubadora Industrial de Castelo Branco.
A sessão de abertura foi conduzida por António Trigueiros de Aragão, presidente da Assembleia Geral cessante e eleito, e administrador das Fábricas Lusitanas.
A Câmara de Castelo Branco mantém-se na presidência da Associação, com a vereadora Patrícia Coelho a renovar o mandato como presidente da Direção.
Patrícia Coelho reforçou que os três grandes eixos estratégicos da InovCluster para este mandato são a Competitividade e Inovação, Internacionalização e Cooperação Europeia, Sustentabilidade, Valorização Territorial e Produtos Endógenos, e realçou que “a InovCluster existe para servir, ouvir, apoiar, representar e projetar os seus associados. Este novo ciclo será orientado para a ação e para a ambição, com foco claro na valorização do setor agroalimentar, na ligação ao território e na afirmação nacional e internacional do nosso trabalho coletivo”.
A cerimónia contou ainda com a intervenção do presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues; do diretor da Direção de Empreendedorismo e Inovação do IAPMEI, José Vale; e da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, que sublinhou a importância do trabalho da InovCluster para colmatar algumas das fragilidades estruturais da região, ao afirmar que “temos feito, ao nível da Região Centro, vários diagnósticos daquilo que tem de mais frágil. Há duas que aparecem sempre. A frágil e deficiente transferência de conhecimento entre empresas e instituições de Ensino Superior é uma fragilidade que estamos permanentemente a colmatar”.
Isabel Damasceno anunciou que foi recentemente criado o CRInove, um catalisador regional de inovação com o objetivo de aproximar o sistema científico e tecnológico das empresas e destacou outro desafio estrutural, ao referir que “apesar dos números terem evoluído, a questão da internacionalização continua a ser uma fragilidade. E porque é que falo destas? Porque entendo que os clusters têm aqui um papel muito importante no combate a estas fragilidades”.
De referir que a InovCluster atualmente tem em curso sete projetos ativos, nove candidaturas em fase de aprovação e integra ainda o consórcio europeu GATE 5.0 – Green and Digital Transitions for a Sustainable European Agrifood Ecosystem, um dos oito projetos aprovados pela Comissão Europeia no âmbito dos Euroclusters, com financiamento superior a dois milhões de euros. Este projeto europeu permitirá financiar empresas no âmbito da agricultura 5.0, reforçando o posicionamento da InovCluster no ecossistema de inovação europeu.
Durante a cerimónia, foi também destacada a liderança da InovCluster na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Queijos do Centro de Portugal, um projeto que tem como objetivo reposicionar os queijos DOP da Região Centro como produtos autênticos, sustentáveis e diferenciadores, reforçando a ligação entre território, produto e identidade regional.
No quadriénio 2025-2028, a Direção da InovCluster será presidida por Patrícia Coelho, em representação da Câmara de Castelo Branco, contando com João Vilela, da Maria Dias, Lda., e Dina Bastos, da OLIVIL – Azeitonas e Derivados, Lda., como vice-presidentes. João Pedro Lourenço, da A. Pires Lourenço & Filhos, SA, e Gonçalo Santos, da PRISCA – Alimentação, S.A., assumem funções como vogais.
O Conselho Fiscal será presidido por Joaquim Braz, da Centauro – Trocadores de Calor, Lda., contando com João Carlos Leitão, da Universidade da Beira Interior (UBI), como vogal, e com a sociedade Rosa Lopes, Gonçalves Mendes & Associados, SROC, Lda., como Revisor Oficial de Contas.
A Assembleia Geral será liderada por António Trigueiros de Aragão, das Fábricas Lusitana, tendo como primeiro secretário António Fernandes, do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), e como segundo secretário Nuno Mendonça, da Universidade de Coimbra.

20/08/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
24/08
A Importância do Número NoveCasa da Cultura de Póvoa de Rio de Moinhos

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video