Edição nº 1916 - 15 de outubro de 2025

COM VITÓRIA DO PARTIDO SOCIALISTA
Leopoldo Rodrigues realça que “se fez justiça nestas eleições”

Leopoldo Rodrigues mantém-se como presidente da Câmara de Castelo Branco, para aquele que é o seu segundo mandato, com o Partido Socialista (PS) a manter nas suas mãos a Câmara da capital de Distrito. A vitória nas eleições Autárquicas do passado domingo, 12 de outubro, foi comemorada no Largo de São João, junto à sede do Partido, onde Leopoldo Rodrigues afirmou que “sinto-me satisfeito, porque se fez justiça nestas eleições”, recordando que “tivemos um mandato muito complicado e estas eleições verdadeiramente começaram há quatro anos atrás, na tomada de posse do executivo que está em funções, e começaram de uma forma continuada, com ataques, com mentiras, com outro tipo de insinuações que marcaram o mandato que realizámos ao longo destes quatro anos. Nós optámos por manter uma postura positiva, foi isso que fizemos durante os quatro anos e foi isso que fizemos também ao longo desta campanha eleitoral”.
Por isso realçou que “o que importa é que prevaleceu o bom senso dos Albicastrenses, que foi reconhecido o trabalho que fizemos durante estes quatro anos, que é um trabalho que intervém em muitas áreas, que valoriza muito Castelo Branco e valoriza muito os Albicastrenses e que aponta soluções para o futuro, para além daquilo que já estamos a fazer no presente”.
Leopoldo Rodrigues afirmou que ao longo de quatro anos o que se fez “foi ver a cidade de uma forma positiva, trabalhar de forma positiva, ir identificando aquilo que são as dificuldades dos nossos concidadãos e ir respondendo dentro daquilo que são as possibilidades da Câmara e, no fundo, foi cumprir aquilo que era a nossa missão e os nossos objetivos em 2021, de 2021 até 2025”. Tudo para realçar que “ao contrário daquilo que dizem, há muita coisa feita, há muita coisa em desenvolvimento e nós não deixámos nenhum dos nossos compromissos de 2021 para trás. Não estão todos concretizados, é verdade, mas o certo é que nós também já dissemos várias vezes que o nosso projeto para Castelo Branco não se esgota, nem pode esgotar apenas num mandato. É um projeto que, pela sua dimensão, pela sua abrangência e também pelas áreas em que se intervém, seria impossível de concretizar apenas em quatro anos”.
Por outro lado assegurou que “estamos disponíveis para trabalhar com todos. Com aqueles que tiveram a maioria dos votos, que somos nós, mas também com as outras forças políticas, porque Castelo Branco e os Albicastrenses são um bem maior, um bem que nós devemos preservar e um bem pelo qual devemos trabalhar e devemos trabalhar de forma séria, de forma empenhada, de forma responsável e também em diálogo, porque isso também se pretende naquilo que é a responsabilidade dos eleitos”.
Com a distribuição de vereadores resultante desta eleição, serão, sem dúvida, necessário entendimentos, matéria em relação à qual Leopoldo Rodrigues confirmou que “este resultado vai obrigar a isso mesmo, a que haja negociações com as outras forças políticas”, com a garantia que “isso não nos é estranho”, porque “tivemos quatro anos em minoria. Durante quatro anos conseguimos passar tudo aquilo que eram as nossas propostas no Executivo Municipal e também na Assembleia Municipal e isso também revela que encontramos forma de resolver essas situações e é isso que continuaremos a fazer”.

“Ganhamos a maior
parte das freguesias”
José Augusto Alves, o candidato da coligação SEMPRE Por Todos, perante os resultados eleitorais realçou que “o povo é soberano”, para destacar que “ganhamos a maior parte das freguesias. Ganhamos 13 freguesias e em algumas ficamos com poucos votos de diferença, portanto, agora estamos a trabalhar no sentido de melhorar as condições, com os dados que temos e com os pontos que temos”.
Questionado se vai assumir o mandato José Augusto Alves”, avançou que “sim”, para explicar que “agora tudo depende das negociações que estão a ser feitas”, rematando que “isto é um processo negocial também”. Pelo meio faz questão de deixar claro que “eu não preciso da política. Alguns precisam, eu não, nestas coisas estive sempre de alma e coração aberto. Portanto, agora vamos negociar, vamos ver, vamos falar, acima de tudo falar”.
Perante o facto de não ter sido alcançado o principal objetivo, que era conquistar a Câmara, e questionado sobre o que não correu bem, José Augusto Alves afirmou que “as pessoas preferiram a continuidade”, para mais à frente sublinhar que “avaliaram o mandato em dois meses e meio, três meses. Tudo bem, o povo é soberano, não vamos agora questionar porquê ou porque não. O que eu digo é que quem ganhou não ganhou por larga margem, antes pelo contrário”, para concluir que, obviamente, está tudo muito partilhado entre dois partidos e uma coligação, portanto agora vamos ver”.

Iniciativa Liberal foi
a surpresa eleitoral
José Henriques, o candidato da Iniciativa Liberal (IL), afirmou que na noite das Autárquicas se confirmou a expectativa, que “era sermos a surpresa eleitoral desta noite”, considerando que “os sinais começaram a ser positivos, logo quando as urnas fecharam, uma vez que começámos a perceber que o resultado podia realmente ser histórico, e é um resultado histórico”, pois “é a primeira vez que a Iniciativa Liberal se candidata ao Concelho de Castelo Branco e elegemos, não um, mas oito autarcas, elegemos um vereador”.
José Henriques acrescentou que “este é o melhor resultado da Iniciativa Liberal a nível nacional. Elegemos três deputados municipais, três deputados da Assembleia de Freguesia de Castelo Branco e um deputado da Assembleia de Freguesia das Sarzedas. Foi um resultado extraordinário, de uma campanha extraordinária, um trabalho que começou há mais de um ano” e “conseguimos mostrar às pessoas e aos cidadãos e aos Albicastrenses que éramos uma força política diferente, que vinha para melhorar, para fazer melhor, para fazer diferente”.
O candidato destaca também que a “campanha pela positiva fez toda a diferença. Temos 4.113 votos no Concelho, para a Câmara, somos a terceira força política para a Câmara, portanto acho claramente que isso fez a diferença. Fez a diferença mostrarmos que não estávamos aqui para deitar a baixo, para dizer mal, mas sim para apresentar soluções”.
Com a IL a ter um vereador na Câmara de Castelo Branco José Henriques adiantou que “o que queremos fazer é não defraudar aqueles que votaram em nós. A essas pessoas que confiaram em nós, queremos mostrar que viemos realmente para fazer uma política diferente. E, obviamente, que vai haver uma Câmara com três deputados do PS, com três deputados do PSD e CDS e com um deputado da IL, portanto, têm que haver conversas, têm que haver acordos, têm que haver conversações. Vamos estar, obviamente, sempre do lado dos Albicastrenses. Isso será ponto assente. Sempre do lado da transparência, sempre do lado da meritocracia, sempre do lado de apresentar as melhores condições aos Albicastrenses”, explicando que “as propostas poderão vir do lado direito, poderão vir do lado esquerdo, poderão vir de nós” e concluir que “não me choca que haja entendimentos de ambos os lados”.
António Tavares

15/10/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
02/10 a 22/10
Aguarda ReferendoFundão e Castelo Branco
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video