Edição nº 1927 - 31 de dezembro de 2025

POSSIBILIDADA DE VÁRIOS FINS DE SEMANA PROLONGADOS COM E SEM PONTE
Os feriados que nos esperam em 2026

O ano, como acontece sempre, começa com um feriado, o Dia de Ano Novo, 1 de janeiro, que em 2026 é numa quinta-feira, o que permite que logo no primeiro fim de semana do ano se faça uma ponte, ficando com quatro dias de 1 a 4 de janeiro.
Depois dos 13 feriados obrigatórios, há a destacar que três são ao fim de semana, sendo dois ao sábado, que são o 25 de Abril e o 15 de agosto, Assunção de Nossa Senhora, enquanto o Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, é num domingo.
Ao longo de 2026 existem alguns feriados que permitem fins de semana prolongados, que podem ser muitos mais, se se recorrer às tradicionais pontes.
No que se refere a fins de semana prolongados, o primeiro, é de 3 a 5 de abril, com os feriados de dia 3, Sexta-Feira Santa, e dia 5, Domingo de Páscoa.
Logo no mês seguinte, com o Dia do Trabalhador, 1 de maio, a calhar a uma sexta-feira, existe mais um fim de semana prolongado, que vai de 1 a 3 de maio.
Depois, só em outubro, haverá um novo fim de semana prolongado, como resultado do Dia da Implantação da República, dia 5, que calha a uma segunda-feira, permitindo três dias de descanso, entre 3 e 5 de Outubro.
O último fim de semana prolongado do ano, acontecerá em dezembro, uma vez que o Natal é numa sexta-feira, com as festividades natalícias a prolongarem-se de 25 a 27 de dezembro.
Quanto a fins de semana prolongados, resultantes de pontes, também há a possibilidade de alguns.
Embora a terça-feira de Carnaval, a 17 de fevereiro, não seja um feriado obrigatório, para muitos é e com um dia de férias, no dia 16 de fevereiro, o fim de semana pode ser prolongado com quatro dias, de 14 a 17 de fevereiro.
Já em junho, com o Corpo de Deus, a uma quinta-feira, dia 4, com uma ponte é possível ficar com mais um fim de semana de quatro dias, de 4 a 7 de junho.
Outro fim de semana prolongado, com uma ponte, pode ser o de 28 de novembro a 1 de dezembro, devido ao feriado da Restauração da Independência, 1 de dezembro, que é numa terça-feira.
O mesmo acontece com o feriado de 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, que sendo também a uma terça-feira, com a ponte dá lugar a um fim de semana de quatro dias, entre 5 e 8 de dezembro.
Aos fins de semana prolongados por pontes, para os Albicastrenses há ainda a somar o de 18 a 21 de abril, uma vez que em 2026 o Feriado Municipal, a Terça-Feira de Nossa Senhora de Mércoles, calha no dia 21. Ou seja, com um dia de férias na segunda-feira, 20 de abril, o fim de semana fica com quatro dias.
Resta ainda o ferido do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de Junho, que é a meio da semana, numa quarta-feira. Mesmo assim um feriado que pode dar lugar a um descanso mais longo, caso se gastem dois dias de férias nos dias 8 e 9, ou nos dias 11 e 12, e se optar por gastar quatro dias de férias, aí, o descanso vai de 7 a 13 de junho. Mas poderá ser ainda maior se se colar o fim de semana prolongado com ponte do Corpo de Deus, sendo que neste caso, com cinco dias de férias, se fica com 10 dias de descanso, de 4 a 13 de junho.
António Tavares

31/12/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
05/12 a 06/01
O Presépio TradicionalGaleria Municipal de Oleiros

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video