SOLIDÁRIOS COM A ASSOCIAÇÃO DE APOIO CRIANÇA
Eco evento da Latada apoia IPSS
Os Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMCB), em parceria com a Associação Académica de Castelo Branco (AACB), o Departamento de Tradições Académicas (DTA) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a VALNOR, realizaram, dia 12 de janeiro, a entrega simbólica do valor da contrapartida solidária à Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco, no âmbito da realização do EcoEvento – Latada 2025.
No contexto da preparação e realização da Latada 2025, os estudantes assumiram um papel ativo enquanto promotores de um eco evento, comprometendo-se com a adoção de práticas sustentáveis, com especial enfoque na correta gestão de resíduos. Este compromisso ambiental integra-se numa vertente social significativa, associando a implementação de boas práticas ambientais à atribuição de uma contrapartida solidária a uma instituição da comunidade local.
A iniciativa envolveu diversas etapas, como a realização de reuniões entre os SMCB, a AACB e representantes das várias escolas do Politécnico que integram o DTA, dando origem ao desafio de tornar a Latada um eco evento.
Após avaliação e validação da candidatura pela VALNOR, foi atribuído o estatuto oficial de eco evento.
Diversas ações de sensibilização foram promovidas junto dos estudantes, destacando a prevenção e redução de resíduos, a correta separação de embalagens e o encaminhamento adequado para reciclagem.
A VALNOR disponibilizou sacos de separação, azuis e amarelos, e os resíduos recolhidos pelos estudantes foram posteriormente encaminhados pelos SMCB para as instalações da VALNOR.
O eco evento também teve como objetivo apoiar uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), selecionada pela AACB e DTA, sendo o valor do apoio definido em função da quantidade de resíduos corretamente separados e recolhidos. No total, foram recolhidos 1.080 quilogramas de resíduos, dos quais 260 quilogramas de papel e cartão, e 820 quilogramas de plástico e metal
Com base no Despacho n.º 12876-A/2024, que estabelece os valores de contrapartida financeira para recolha seletiva e triagem e no Regulamento Programa EcoEventos da VALNOR, o valor da contrapartida atribuída à Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco foi de 246,81 euros.