Um dos doentes foi transferido para os cuidados intensivos
Três pessoas infetadas com Legionella no Amato Lusitano Branco
Três pessoas estão internadas no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco infetados com a bactéria da legionella.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), tratam-se de três homens, com idades entre os 50 e os 69 anos, todos oriundos da zona de Vila Franca de Xira, sendo que dois deles se encontravam na região de Castelo Branco para a apanha de azeitona.
Vieira Pires explicou que o primeiro caso de internamento ocorreu no sábado, seguindo-se um segundo no domingo e o terceiro caso foi registado na segunda-feira, por volta do meio dia.
O clínico adiantou que não existem razões para alarme e deixou uma mensagem: “se as pessoas apresentarem sintomas, devem dirigir-se ao Serviço de Urgências, mas só em caso de terem estado na zona de Vila Franca de Xira”, onde o surto surgiu.
Entretanto, ontem, terça-feira, o estado de saúde de um dos três doentes infetado com legionella, agravou-se e foi transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP).
Em comunicado, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) explica que os três doentes infetados por pneumonia por legionella, se mantêm internados na unidade hospitalar, sendo que “um foi transferido para a UCIP por sinais de fadiga respiratória”.
“Desde segunda-feira, todos os doentes se mantêm estáveis dentro do quadro habitual da doença, mantendo-se a todos uma vigilância estreita”, refere ainda o comunicado.
A administração da ULS de Castelo Branco informa também que não se registou mais nenhuma admissão no Serviço de Urgência do hospital com pneumonia por legionella, “nem ocorreu nenhum episódio de urgência, durante o dia de terça-feira a habitantes oriundos da região de Vila Franca de Xira”.