Obras de beneficiação no edifício da câmara
Munícipes têm novo espaço de atendimento
A Câmara de Idanha-a-Nova inaugurou, sábado, o novo espaço para o Serviço de Atendimento ao Munícipe, no âmbito das obras de beneficiação do edifício dos Paços do Concelho.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, explicou que o objetivo deste novo balcão passa por disponibilizar aos idanhenses “um espaço onde podem colocar as suas questões, problemas e projetos de futuro, onde se sintam em casa e sejam atendidos por colaboradores da Câmara que dispõem de todas as condições para dar resposta às suas solicitações”.
O autarca sublinhou ainda a participação dos colaboradores da autarquia na idealização do espaço onde funciona o Serviço de Atendimento ao Munícipe, desde arquitetos a chefes de divisão dos diferentes serviços.
“Desta maneira, foi possível reduzir o investimento necessário à obra, ir ao encontro das reais necessidades dos munícipes e tornar mais eficiente o processo de modernização administrativa”, concluiu Armindo Jacinto.
A inauguração contou com a presença do executivo, colaboradores da autarquia, representantes de instituições do Concelho e de largas dezenas de munícipes que se quiseram associar ao momento.
A apresentação dos renovados Paços do Concelho foi assinalada ainda com a inauguração da exposição da artista e arquiteta Cristina Rodrigues, com criações expostas no edifício da Câmara de Idanha-a-Nova e no Centro Cultural Raiano (CCR).
A mostra assinala a primeira vez que a instalação Enlightenment é exposta em Portugal e o momento foi marcado pela abertura das portas do atelier da artista no CCR, dando a conhecer o espaço onde trabalha com artesãs locais, em peças de arte que correm o Mundo.
São quatro as criações expostas no foyer do CCR e uma outra no edifício da Câmara de Idanha-a-Nova, todas com curadoria de Paulo Longo e apoio do município.
Cristina Rodrigues trabalha com mulheres da diáspora portuguesa no seu atelier em Manchester e também com vários artesãos portugueses no seu atelier no CCR.
Escolheu Idanha-a-Nova para estabelecer o seu atelier em Portugal, fazendo-se, assim, rodear de uma comunidade rural que apoia e participa na produção das suas magníficas e luxuosas criações artísticas.
A artista encontra-se até domingo em Idanha-a-Nova a trabalhar com as artesãs locais em várias peças que irão integrar uma grande exposição no Mosteiro de Alcobaça e outra no Palacete de Tatton Park, no Norte de Inglaterra, ambas em 2015.