Resultado satisfatório com redução de consumo
Misericórdia tem projeto de eficiência energética
A Santa Casa de Misericórdia de Castelo Branco executou, no Lar João Carlos D’Abrunhosa, um projeto apoiado em 85 por cento por fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), para alteração dos sistemas de aquecimento central e águas quentes sanitárias, assim como para a substituição da iluminação existente.
A obra realizada consistiu na substituição do sistema de aquecimento central tradicional, que funcionava com caldeiras a gás propano e radiadores, por um sistema de climatização, aquecimento e arrefecimento do tipo VRF (caudal refrigerante variável), a gás natural.
Paralelamente, aumentou também significativamente os níveis de conforto nos utentes e funcionários, alterando termicamente o ambiente interior dos edifícios durante todo o ano e ainda a qualidade da iluminação.
Na última fase do projeto, foi montado um sistema fo-tovoltaico de autoconsumo com uma potência instalada de 15 Kilowatts. Este sistema de produção de eletricidade para consumo próprio diminuiu a dependência da rede nacional elétrica.
O projeto, já executado na sua totalidade e segundo o provedor Cardoso Martins, “está a ter resultados muito acima do esperado, quer ao nível da redução dos consumos de energia, quer no peso da fatura energética do lar”.
Por fim, a Santa Casa afirma que “o Lar João Carlos D’Abrunhosa tem já um resultado bastante satisfatório comparado com os mesmos meses dos anos anteriores, ou seja, uma redução de consumo na fatura energética de mais de 50 por cento, ultrapassando as metas traçadas pela política climática e energética da União Europeia”.
O projeto foi elaborado pela empresa Horizontensaio, Lda., da Guarda e o trabalho de execução da obra foi feito pela empresa Extragás – Projetos e Instalações de Climatização e Gás, Lda., de Coimbra.