13 agosto 2014

INAUGURADA DOMINGO
Xisto Sentido abre em Martim Branco

Cbr Xisto Sentido 04A iniciativa Xisto Sentido foi inaugurada na aldeia de xisto de Martim Branco, domingo. Segundo uma das promotoras, Cecília Dias, este é um projeto que propõe o “regresso a casa, a um espaço rural que apela à memória nos mais ínfimos pormenores, um espaço de todos para um regresso à infância despojados do que é supérfluo”.
Cecília Dias lembrou também que “é premente pararmos e fazermos o reencontro com a terra, com o genuíno, mantendo-a um lugar sustentável e viável para gerações vindouras: missão de todos nós, agora um bocadinho mais possível”, com iniciativas em que se poderá participar na vindima e no fabrico do vinho, na apanha da azeitona e na produção do azeite, ou na apanha de fruta e na produção de doces e licores, envolvendo os participantes nas atividades das populações locais.
Martim Branco que fica em Almaceda, Castelo Branco, é uma aldeia de xisto que passa a dispor de equipamento de eleição, o Xisto Sentido, dedicado à memória de um passado recente, com um espaço de estar e reflexão, o Espaço-Memória, e quatro habitações tradicionais, em xisto, recuperadas e equipadas, às quais chamaram Casa Rosma-ninho, Casa Alfazema, Casa Alecrim e Casa dos Amores-Perfeitos, cada uma com a sua especificidade e características próprias.
Para além disto, tem ainda a gastronomia tradicional desta região no restaurante Bem-Me-Quer, que tem num amplo espaço envolvente, sala de convívio/bar.
Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, que tem procurado recuperar as aldeias de xisto do Concelho, elogiou o nome escolhido para o projeto e agradeceu a iniciativa e o envolvimento das duas promotoras, Cecília Dias e Fernanda Custódio.
Fazem ainda parte da iniciativa passeios pedestres na zona, circuitos BTT, passeios de burro, dias de pastoreio, cultivo e/ou apanha de produtos agrícolas sazonais, acompanhados de um lanche preparado para piquenicar.

14/08/2014
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
24/08
A Importância do Número NoveCasa da Cultura de Póvoa de Rio de Moinhos

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video