Idanha-a-Nova
Medelim tem unidade de turismo rural inspirada no legado judaico
A unidade de turismo rural Casa de Campo Sefarad, que na denominação hebraica designa a Península Ibérica, foi inaugurada dia 29 de março.
A nova unidade, que se localiza em Medelim, inspira-se no legado judaico nesta localidade e está vocacionada para receber a comunidade judaica espalhada por todo o Mundo.
O projeto foi promovido pela família Belorico, que tem raízes em Medelim e que recuperou o antigo colégio da aldeia, convertendo o espaço numa unidade de três pisos com seis suites.
Bruno Belorico explica que a ideia foi “potenciar o facto de Medelim integrar uma rota judaica para captar turistas dessa comunidade”, apostando ao mesmo tempo num estilo contemporâneo para o espaço, desenhado por um arquiteto japonês.
Nessa linha estratégica, a denominação dos quartos homenageia importantes personalidades judaicas da região beirã, sendo estes apoiados por uma sala com o nome do cristão-novo Fernando Pessoa e por uma cozinha.
O próximo passo será certificar a unidade de alojamento de acordo com os padrões kosher, que atendem às exigências da comunidade judaica no fornecimento de alimentos.
Na inauguração, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto afirmou que a nova unidade de alojamento “vem engrandecer e sobretudo diversificar a oferta turística do Concelho de Idanha-a-Nova”, elogiando a ligação da Casa de Campo à cultura judaica, numa aldeia onde residiu uma importante colónia de judeus.
Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia de Medelim, Albano Pires Marques, frisou que cabe agora à população local “olhar pelo empreendimento” da família Belorico, “dinamizá-lo e promo vê-lo”.
Refira-se que o Concelho de Idanha-a-Nova conta atualmente com uma oferta de 1.100 camas de alojamento turístico qualificado.
O projeto da Casa de Campo Sefarad foi comparticipado pelo PRODER, através da Associação de Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (ADRACES), que também esteve representada na cerimónia de inauguração por Armindo Jacinto, vice-presidente da entidade.