Câmara de Proença-a-Nova atribui 20 bolsas a alunos do Concelho
A Câmara de Proença-a-Nova vai atribuir 20 bolsas de estudo no valor de 75 euros mensais, a alunos residentes no Concelho que estejam a frequentar o Ensino Superior, anunciou o município.
“Está aberto mais um concurso para atribuição de bolsas de estudo aos alunos residentes no Concelho de Pro- ença-a-Nova que estejam a frequentar o Ensino Superior”, refere a autarquia em comunicado.
A Câmara oferece anualmente bolsas de estudo a alunos com menos de 25 anos, desde que estes comprovem “ter conseguido aproveitamento no ano letivo anterior”.
O concurso para a atribuição destas bolsas abriu na passada segunda-feira e prolonga-se até 15 de outubro.
As bolsas “abrangem 10 meses, de outubro a julho, e não podem ser concedidas por um período superior ao da duração do curso em que os candidatos ingressaram ou até ao limite máximo de seis anos”, lê-se no comunicado.
A decisão da autarquia, que há dois anos a esta parte tem concedido bolsas de estudo aos estudantes de Proença-a-Nova, “teve em conta a conjuntura económica e financeira das famílias” e pretende contribuir para “minimizar as despesas das famílias com a frequência do Ensino Superior”.
O comunicado explica ainda que o principal critério na ordenação dos candidatos “é o rendimento mensal per capita do agregado, calculado de acordo com uma fórmula expressa no regulamento, que tem em conta encargos fixos com habitação e saúde, assim como bolsas concedidas por outras instituições”.
Para este ano, o município prevê conceder 20 bolsas de estudo com um valor mensal fixado em 75 euros.
Nos dois últimos anos letivos, a Câmara de Proença-a-Nova atribuiu 29 bolsas no ano passado e 33 no ano letivo de 2012/2013.