Coletividade do concelho do fundão
Donas quer continuar a fazer história
O Grupo de Convívio e Amizade nas Donas vai estar presente no próximo fim de semana, na Fase Final do Campeonato Nacional de Clubes de Pista Coberta em Atletismo com duas equipas, uma feminina, que vai disputar a I Divisão, e uma equipa masculina, que vai disputar a II Divisão. Um feito histórico para esta equipa filiada na Associação de Atletismo de Castelo Branco e que é liderada, desde 2006, por Sérgio Salvado.
Numa competição onde estão presentes as melhores equipas de Portugal, o presidente do clube da Cova da Beira diz que os objetivos passam por “terminar nos femininos, no 6º ou 7º lugar, e em termos de masculinos, no 5º ou 6º lugar”.
Quando Portugal atravessa uma época de crise e onde a maior parte das provas nacionais se disputam no Litoral, os clubes do Interior sentem inúmeras dificuldades para conseguir arranjar apoios para ajudar nas despesas. E o Grupo de Convívio e Amizade nas Donas é um deles. Segundo Sérgio Salvado “este ano para os nacionais de clubes (apuramento) contámos com a disponibilização de um autocarro da Câmara do Fundão. Nas restantes provas temos que nos deslocar nas nossas quatro viaturas de nove lugares, o que nos acarreta uma despesa muito avultada”. Para fazer face a estas ”recebemos donativos de algumas empresas, bem como publicidade, no entanto, face à crise instalada têm sido cada vez mais reduzidos e ao longo do ano fazemos diversos eventos festivos e também uma prova de atletismo (Grande Prémio de Atletismo Cerejeiras em Flor) que nos permite angariar mais algumas receitas”. Do Município do Fundão, Sérgio Salvado adianta que “recebemos apoio em termos monetários e de local para treino (pavilhão multiusos)” e do Município da Covilhã “temos apoio na disponibilização gratuita do complexo desportivo para treinos”. Em relação ao apoio monetário da câmara fundanense, Sérgio Salvado diz sentir-se “uma grande discriminação em relação ao futebol, os quais apesar de não passarem de competir no nosso Distrito, recebem mais do dobro do nosso subsídio”.
O Grupo de Convívio e Amizade nas Donas movimenta cerca de 150 atletas, com idades compreendidas entre os seis e os 68 anos, residentes essencialmente nos concelhos do Fundão e Covilhã. Existem outros atletas, estudantes da Universidade da Beira Interior, que são oriundos de vários pontos do País. O clube tem como treinadores Liliana Martins (benjamins), Bruno Mangana (saltos e velocidade), Amaro Teixeira (meio-fundo e marcha) e Sérgio Salvado (meio fundo). Os atletas que se encontram em outros pontos do País têm os seus próprios treinadores.
Entretanto, dia 6 de abril, será realizada mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo Cerejeiras em Flor. Nesta prova que promove o atletismo e o turismo na Região, Sérgio Salvado define como meta a alcançar “aumentar o número e qualidade dos participantes, apesar da crise monetária que os clubes estão a sentir, bem como a dificulade financeira em ter bons prémios monetários”.
Mas os objetivos do jovem presidente do Grupo de Convívio e Amizade nas Donas não se ficam por aqui. Para esta época “esperamos conseguir medalhas nacionais, e na pista ao ar livre estar também com as duas equipas presentes na fase final de clubes”.
Antes de deixar a presidência do clube onde já foi atleta, Sérgio Salvado gostava de ver alguns sonhos realizados. ”Um dos grandes sonhos seria conseguir um pódio coletivo numa final da I Divisão; em termos de infrastruturas conseguir que algum município do Interior fosse pioneiro em conseguir uma aliança com outros municípios vizinhos mesmo de outros distritos e fosse construída uma pista coberta para que neste período de inverno rigoroso os nossos jovens pudessem treinar e estar em pé de igualdade com os atletas do Litoral”.